
Pesquisa recente mostra que os carros autônomos ainda têm muitos desafios para conquistar a confiança do consumidor. Levantamento do TEC Institute e do MIT Technology Review Brasil revelou que os veículos “que andam sozinhos” estão entre as 10 tecnologias mais decepcionantes de 2024.
O estudo se baseia em duas frentes principais. O tamanho da adoção da tecnologia na sociedade e o impacto dela, dentro de uma escala de 1 a 5, na população e no mercado.
Carros autônomos geram expectativa
Segundo a organização da pesquisa, o ano de 2024 começou com grandes expectativas em torno de tecnologias emergentes. Entre elas, os carros autônomos.
“Toda tecnologia tem uma expectativa do tamanho esperado da adoção. Ela varia do Apple Vision Pro para os carro autônomos, porque os propósitos são completamente diferentes. Porém, conseguimos usar essa metodologia para ambas as inovações, identificando os maiores gaps”, explica André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil.
Desta forma, quando os dois indicadores apresentam valores abaixo do esperado, a tecnologia é considerada como decepcionante. No caso dos carros autônomos, por exemplo, o estudo aponta que o mercado aguardava uma adoção rápida, o que não aconteceu.
Empresas de carros autônomos enfrentam problemas
Ainda pela análise da pesquisa, em 2024 empresas como Tesla e Waymo tiveram problemas na implementação de seus carros autônomos. Acidentes e questões regulatórias atrasaram testes com táxis robôs.
A Tesla, por exemplo, vive sob investigação. E, recentemente, a General Motors desistiu de investir na sua divisão de carros autônomos Cruise.
Além dos carros autônomos, figuram entre as tecnologias mais decepcionantes, conforme o estudo, computação quântica, metaverso da meta, criptomoedas, IA ética, 5G, segurança cibernética, realidade aumentada, Apple Vision Pro e reconhecimento facial.
