
Em breve, chega aquela época do futebol. Terminada a temporada, começam a pipocar especulações de quais jogadores serão contratados. Pois bem, a saída de Carlos Tavares do comando da Stellantis já suscita nomes, como o de Antonio Filosa, ex-CEO da montadora na América do Sul.
Nem bem a cadeira de Tavares esfriou e o mercado e a mídia internacionais já estão todos ouriçados em apontar nomes para a sucessão do português. Os dois que já despontaram são o do próprio Filosa e o do chefe de compras Maxime Picat.
Filosa e Picat compõem Conselho Executivo da Stellantis
Diferentes agências de notícias citam os executivos, mas também afirmam que o Conselho da Stellantis não descarta colocar um CEO “externo” na função.
Filosa é velho conhecido dos brasileiros. Ele entrou na Fiat em 1999 e em 2018 passou a liderar as operações da então FCA – Fiat Chrysler na América Latina.
Com a criação da Stellantis, em 2021, o italiano assumiu como CEO da montadora na América do Sul. Em 2023, se transferiu para os EUA para assumir como chefe global da Jeep.
O outro cotado, Maxime Picat, atualmente é diretor global de compras e de qualidade da fabricante. Ele ingressou na então PSA em 1998 e foi nomeado diretor das operações europeias da Stellantis assim que o grupo automotivo foi criado.
O comitê interino que comanda, neste momento, a empresa e busca um substituto para Carlos Tavares é liderado pelo presidente John Elkann. São nove executivos que compõem o comitê, entre eles os próprios Filosa e Picat.
