logo

carlos tavares

Carlos Tavares não é mais CEO da Stellantis

Executivo estava no comando da empresa desde sua criação
Author image

Vitor Matsubara

01 dez 2024

2 minutos de leitura

Tavares era CEO da Stellantis desde 2021

Carlos Tavares não é mais o CEO da Stellantis. Segundo a companhia, o executivo teria renunciado ao cargo com efeito imediato.

O pedido foi aceito pelo conselho administrativo da empresa, liderado pelo chairman John Elkann.

A montadora afirmou que o processo de escolha de um novo CEO está em andamento, com previsão de ser concluído até o primeiro semestre de 2025.

Até lá, a Stellantis será comandada por um comitê interino liderado pelo próprio Elkann.

Divergências recentes causaram saída

Importantes lideranças da empresa se manifestaram sobre a saída de Tavares.

“Desde a sua criação, o sucesso da Stellantis se pautou pelo alinhamento perfeito entre acionistas, conselho e CEO. Entretanto, nas últimas semanas, algumas divergências emergiram e resultaram na decisão anunciada hoje”, disse o diretor sênior da Stellantis, Henri de Castries.

Elkann agradeceu ao português pelos serviços prestados.

“Nossos agradecimentos para Carlos vão pelos anos de dedicação e atuação na criação da Stellantis, além das recuperações de PSA e Opel, que nos levou a um papel de protagonismo global na indústria”, afirmou.

Tavares comandava a Stellantis desde 2021

Antes de assumir o cargo de CEO da Stellantis em 2021, Tavares era presidente do PSA Group até a fusão com a antiga FCA Fiat Chrysler no mesmo ano.

Recentemente, o executivo estava pressionado pelos resultados ruins obtidos em mercados estratégicos, como os Estados Unidos, onde a Stellantis passa por maus momentos com as marcas Jeep e Ram.

Nos últimos meses, a Stellantis havia dito que Tavares deixaria a empresa em 2026. Desta forma, um sucessor seria escolhido para assumir o comando da companhia. Com a saída do agora ex-CEO, esse processo deve ser acelerado.