Setor Automotivo

GM lança nova S10 de olho na liderança do mercado

Picape média é remodelada e apresentada em três versões com motor recalibrado e inédito câmbio de oito marchas

anapaula@portalab.com.br
Ana Paula Machado
  • 09/04/2024 - 11:20
  • 2 minutos de leitura

    A General Motors apresentou a nova Chevrolet S10 durante a ExpoLondrina, feira agropecuária realizada na cidade paranaense. A picape média chega remodelada ao mercado com em três versões e pequenas alterações mecânicas. As vendas se iniciam em maio, mas a estratégia da empresa é mostrar o modelo em grandes feiras de agronegócio pelo país.  

    O modelo teve o motor turbodiesel Duramax 2.8 recalibrado, com promessa de maior potência e melhor eficiência. Além de estrear uma transmissão automática de oito marchas. 

    Com essas mudanças, a fábrica em São José dos Campos, no interior de São Paulo, passou por adaptações e ganhou novas instalações na área de pintura, nova prensa e estações de trabalho.


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    “O desenvolvimento deste modelo faz parte do último ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões. Além do produto em si, tivemos que realizar adaptações na fábrica para receber a Nova S10”, afirmou Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto para a América do Sul. 

    A unidade da GM em São José dos Campos passou por algumas crises, como promessa de fechamento e greves longas. No ano passado, não foi diferente. A montadora chegou a demitir, por telegrama, 839 pessoas na unidade, mas teve que cancelar os desligamentos após decisão desfavorável da Justiça do Trabalho.

    Além da Nova S10, a GM produz na fábrica do Vale do Paraíba o SUV Trailblazer e opera uma unidade de motores no complexo. Para o novo modelo, a companhia também investiu em 39 modificações no motor Duramax 2.8, desenvolvido nos Estados Unidos.

    Segundo a montadora, o conjunto mecânico com a nova caixa automática tem melhor eficiência se comparado à versão anterior. A nova S10 cumpre médias de 9,5 km/l na cidade e de 11,4 km/l, na estrada, 13% mais econômica que os modelos anteriores.

    “Esse câmbio é o mesmo que equipa a Colorado nos Estados Unidos, ele sofreu uma calibragem mais otimizada para a realidade brasileira. Vamos ter ainda a versão com câmbio manual que será fabricado no Brasil”, diz Saiani.

    GM quer liderança do segmento com nova S10

    Por aqui, a nova S10 chega em três versões: a Z71, ao preço de R$ 281,9 mil, a LTZ que será vendida a R$ 292,8 mil e a High Country, por R$ 302,9 mil. A GM iniciou a pré-venda do modelo no último dia 5 e, para os clientes que comprarem a picape em abril, a montadora dará de cortesia o protetor e os organizadores de caçamba. 

    “A nossa expectativa é de que a nova S10 mantenha o seu ritmo de vendas neste ano, que é de 28 mil a 30 mil unidades anuais. Mas temos capacidade produtiva para assumir a liderança de mercado com essa versão”, disse Saiani. 

    Hoje, a líder de vendas em picapes médias é a Toyota Hilux. Segundo dados da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), no primeiro trimestre, o modelo da marca japonesa vendeu 10,2 mil. Já os emplacamentos da S10 somaram 5,3 mil veículos. 

    “Apesar de estarmos no segundo lugar no segmento, temos uma frota circulante de 810 mil carros no país, por isso, temos que ter um pós-venda bem estruturado”, afirmou a executiva. Hoje, a GM mantém uma rede de concessionária com cerca de 600 lojas no país.