Sem barras de direção, Volkswagen vai parar fábrica Anchieta

Segundo sindicato, haverá férias coletivas por 10 dias a partir de 27 de setembro

bruno
Bruno de Oliveira, AB
  • 10/09/2021 - 19:18
  • um minuto de leitura

    A Volkswagen solicitou férias coletivas para os funcionários do primeiro e do segundo turno da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. Segundo o sindicato dos metalúrgicos local, a medida envolverá 3 mil funcionários e terá duração de 10 dias a partir de 27 de setembro.

    A razão segue sendo a falta de semicondutores que afeta não apenas a produção da VW, mas outras fabricantes instaladas no País. Desta vez, segundo apurou Automotive Business, estariam faltando também as barras de direção que equipam os modelos produzidos na fábrica. Alguns veículos, inclusive, estariam sendo montados sem o componente, afirmou uma fonte em off.

    Procurada pela reportagem, a Volkswagen confirmou que protocolou uma solicitação de férias coletivas para a unidade e explicou que a medida, no entanto, poderá não ser aplicada caso haja o reestabelecimento da entrega dos componentes nas linhas de produção. O Ministério do Trabalho determina que este aviso de férias seja feito com antecedência.

    Por outro lado, vale lembrar que, nas últimas duas vezes em que a montadora protocolou pedido de férias coletivas para a planta Anchieta, a paralisação acabou ocorrendo. Caso se confirme, esta será a terceira paralisação na fábrica da Anchieta este ano. Em junho, a produção parou por dez dias. A segunda parada, ocorrida em julho, durou 20 dias e envolveu apenas um turno da unidade.

    Já na fábrica de Taubaté (SP), onde são fabricados os modelos Gol e Voyage, a montadora estendeu por mais dois dias o retorno do efetivo que está em banco de horas há cerca de duas semanas. Dois mil funcionários deveriam retornar às atividades na fábrica na segunda-feira, 13, mas o retorno agora está programado para ocorrer na quinta-feira, 16.

    A produção de veículos segue normal das demais unidades VW, em São José dos Pinhais (PR), onde produz o SUV T-Cross, e também na fábrica de motores e transmissões de São Carlos (SP).