Polestar apresenta novo veículo elétrico para entregas na IAA Mobility

Chamado de Re:Move, transportador anda em ciclovias e carrega até 180 kg

victor
Victor Bianchin, AB
  • 08/09/2021 - 15:34
  • um minuto de leitura

    A fabricante sueca Polestar anunciou ontem na IAA Mobility, em Munique, um novo produto para entregas de curta distância. Trata-se do Re:Move, uma mistura de patinete com carrinho de mão que serve para transportar cargas. Feito em parceria com o escritório de design Cake e a produtora de alumínio Hydro, o projeto inicialmente seria apenas um exercício de imaginação, mas acabou virando um protótipo real.

    Criado com o objetivo de atender a demanda por compras online que cresceu com a pandemia, o Re:Move é um transportador elétrico designado para andar em ciclovias e ciclofaixas, pois tem apenas 75 cm de largura. Sua velocidade máxima é de 25 km/h e a carga que suporta é de até 180 kg. A propulsão vem de um pacote de baterias de 2,2 kWh.

    O chassi é feito de alumínio e a carroceria de materiais compostos, sem utilizar plástico. Para as curvas, o Re:Move possui um sistema de inclinação que aumenta a estabilidade. Há luzes diversas, inclusive de freio, e uma buzina para ajudar a alertar pedestres.

    O objetivo do veículo é substituir vans de entrega e melhorar a mobilidade nas cidades, uma vez que bicicletas e similares são mais eficientes para a entrega de última milha do que outros modais. A Polestar, que é uma marca da Volvo, é focada no mercado de zero emissão e já tem dois automóveis elétricos no mercado, o Polestar 1 e o Polestar 2.

    “Eletrificar os veículos é o ponto de partida ,não o objetivo final”, disse o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, em comunicado à imprensa. “Nossos engenheiros provaram que esse tipo de colaboração irá acelerar a inovação e a mudança para uma mobilidade verdadeiramente sustentável”, afirmou.