Plataforma do iCarros facilita vida dos lojistas e impulsiona mercado de seminovos

iCarros Club atende demanda crescente do setor com serviços personalizados e maior agilidade nos processos

Por VITOR MATSUBARA, AB
  • 03/09/2021 - 16:16
  • | Atualizado há 1 semana, 6 dias
  • 2 minutos de leitura
    A indústria automotiva está sentindo os efeitos da escassez de peças e outros problemas que afetam a fabricação de veículos no Brasil. Segundo números da Anfavea, a produção em julho recuou 2% em relação a junho deste ano. Além disso, o volume de veículos novos em estoque é o menor em mais de duas décadas.

    Em contrapartida, o mercado de seminovos está de vento em popa. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), mais de 5,4 milhões de automóveis de passeio e comerciais leves seminovos e usados foram comercializados no primeiro semestre deste ano.

    Foi pensando neste setor que surgiu uma ferramenta para facilitar a vida de revendedores de todo o país.

    O iCarros Club é uma plataforma exclusiva para lojistas e concessionários, que oferece um canal para compra e venda de veículos seminovos espalhados por todo o Brasil, de forma 100% digital.

    Lançada em julho de 2020, a iniciativa é fruto de uma parceria entre iCarros, marketplace automotivo do Grupo Itaú, e o Grupo DNR, que acumula mais de 20 anos de experiência em remarketing automotivo.

    No banco de ofertas da plataforma são anunciados veículos oriundos de reintegração (recuperados de financiamentos), carros de repasse (que não são vendidos por concessionários, mas interessam a demais lojistas) e até automóveis pertencentes a frotas corporativas.

    100% DIGITAL



    Atualmente, o iCarros Club conta com 15 mil lojas cadastradas e mais de 3 mil concessionárias que operam com financiamento de veículos. Todos os estabelecimentos são parceiros do Itaú.

    “O iCarros Club é uma das principais plataformas de trade in do mercado, e uma ótima solução neste momento de falta de veículos, inclusive para ajudar os lojistas nesse sentido, a ferramenta disponibiliza a possibilidade do sistema Floor Plan Seminovos, contribuindo com o gerenciamento do estoque de veículos para o canal”, disse Vilmar Carreiro, superintendente de Veículos do Itaú Unibanco.

    Todo o processo de compra ou venda de veículos pode ser realizado de forma digital. Caso o lojista queira anunciar na plataforma, basta entrar em contato para agendar uma reunião técnica de aprovação para ingresso no iCarros Club.

    O acesso ao serviço é realizado pelo portal, sendo que o próprio vendedor é quem realiza a vistoria do veículo antes de anunciá-lo. Não há cobrança de mensalidade para acessar a plataforma nem para realizar anúncios.

    Antes de fechar negócio, o comprador pode agendar a entrega e até estimar os custos do frete sem sair do iCarros Club. “Disponibilizamos uma ferramenta chamada ‘simulador de frete’, em que o lojista simula o custo do guincheiro em tempo real para levar o carro até onde ele precisar”, revela Fernando Tuunelis, COO da Cars2You e Head do iCarros Club.

    Dessa forma, sobra comodidade e vantagens para quem anuncia na plataforma e para quem compra também.

    AO GOSTO DO CLIENTE



    A plataforma já é um sucesso e a cada mês só cresce o número de clientes. Além de lojistas, o iCarros Club possui parcerias com bancos, locadoras e seguradoras.

    “Hoje, como iCarros Club, transacionamos, em média, 1.600 carros por mês e, como Grupo DNR, estamos entre os 10 maiores em venda no atacado com mais de quatro mil carros/mês", afirma Daniel Romero, CEO do Grupo DNR.



    Um diferencial é a possibilidade de oferecer vários modelos de venda do veículo, inclusive com opções adequadas às necessidades do cliente.

    “Temos o exemplo de uma montadora em que cuidamos da desmobilização da frota de marketing e eventos, e conseguimos abrir a ação exclusivamente para os funcionários em um primeiro momento para depois realizar um novo evento para a rede de concessionários. É possível customizar a plataforma do jeito que o cliente desejar”, revela Douglas Pontele, diretor comercial do iCarros.

    Com tanta comodidade, a novidade ganha cada vez mais relevância entre os lojistas na compra e venda de seminovos.

    “Hoje já existe a percepção de que a plataforma entrega muita tecnologia e modernidade com facilidade de uso para os usuários. Há uma aceitação grande e, desta forma, os lojistas e concessionários enxergam o iCarros Club como uma ferramenta que agrega valor no processo de compra e venda de carros, gerando mais rentabilidade”, conclui Pontele.