IAA Mobility atrai 400 mil participantes e tem 100 estreias

Substituto do Salão de Frankfurt foi o maior evento do planeta em 2021 depois das Olimpíadas e do Campeonato Europeu

victor
Victor Bianchin, AB
  • 13/09/2021 - 20:08
  • um minuto de leitura

    O IAA Mobility, Salão de Munique, que substituiu o Salão de Frankfurt, terminou no domingo, 12, com números satisfatórios para a organização. Mesmo no contexto da covid-19, foram 400 mil participantes de 88 países, 744 expositores e 828 palestrantes no total em seis dias de feira. Isso fez do IAA o maior evento realizado na Alemanha desde que a pandemia começou.

    “O IAA agora é o maior evento de mobilidade do mundo”, declarou a presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva, Hildegard Müller, em comunicado. “Novos carros elétricos, bicicletas, e-scooters, planejamento urbano, políticas energéticas, digitalização e mais - aqui em Munique, nós apresentamos o que deverá ser pensado em conjunto no futuro. A transformação da mobilidade com o objetivo da neutralidade climática está seguindo adiante com comprometimento”, afirmou.

    Nos 250 mil metros quadrados do pavilhão de exposições, os visitantes puderam conferir 98 montadoras de veículos, 75 marcas de bicicletas, 152 fabricantes de peças, 78 startups e várias empresas de tecnologia, além de muitas palestras e painéis discutindo assuntos como sustentabilidade, inovação e neutralidade de emissões. Segundo a organização, 100 novos produtos ou serviços foram anunciados, incluindo os primeiros robotáxis planejados para operar na Alemanha.

    Uma das inovações do evento foi a Blue Lane, que conectou o pavilhão de exposições a uma área de demonstração aberta no centro da cidade. Além de fazer o traslado gratuito em ônibus elétricos, o público também podia utilizar a via para testar alguns dos veículos mostrados na feira. Segundo a organização, foram 7 mil test drives com 255 veículos elétricos.

    O evento também divulgou alguns resultados de uma pesquisa com o público. Segundo o levantamento, 67% dos visitantes tinham menos de 40 anos, 45% estavam prioritariamente interessados nas ofertas de bicicletas, 55% estavam prioritariamente interessados em inovações de automóveis e 86% avaliaram o evento como “bom” ou “muito bom”.

    Segundo a organização, o IAA Mobility foi o maior evento do mundo em 2021 depois das Olimpíadas e do Campeonato Europeu de futebol. O evento será realizado novamente em 2023 e deverá entrar definitivamente para o calendário do setor.