
As eleições nos Estados Unidos viraram palco para retóricas protecionistas dos dois candidatos. Depois de o governo de Joe Biden, que naturalmente apoia a eleição da vice Kamala Harris, quadruplicar a tarifa de importação para carros chineses, agora é a vez de Donald Trump mirar em veículos, só que mexicanos.
O candidato republicano afirmou que, caso seja eleito, vai adotar um imposto de até 200% sobre automóveis importados do México. A declaração foi dada durante comício em um aeroporto em Juneau, no estado do Wisconsin.
SAIBA MAIS:– México cede à pressão dos EUA e não dará incentivos a marcas chinesas
– CEO da Stellantis se opõe a imposto mais alto para marcas chinesas nos EUA
Donald Trump já havia declarado anteriormente que aumentaria a alíquota que incide sobre veículos mexicanos para 100%. O argumento para a promessa de campanha é o de sempre: proteger a indústria nacional e os empregos.
“Não vamos deixar esses carros entrarem nos Estados Unidos. Colocaremos uma tarifa de 200% se for preciso”, disse o candidato.
Principais fabricantes dos EUA importam do México
Só em 2023 os EUA importaram cerca de 3 milhões de veículos do México. Metade deste volume foi das três principais montadoras locais, General Motors, Ford e Stellantis (donas das marcas Jeep, Chrysler, Dodge e Ram).
Analistas acreditam que uma nova tributação pode implicar em aumento dos veículos não só importados, como também nacionais.