
Dois importantes veículos de nosso mercado passaram pelo crivo do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe). Toyota Corolla e a nova geração do Volkswagen Polo foram avaliados pela entidade. O sedã recebeu nota máxima, enquanto o hatchback da montadora alemã obteve três de cinco estrelas possíveis.
Equipado com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça/corpo) e controle eletrônico de estabilidade, o Polo foi prejudicado, segundo o Latin NCAP, pela ausência de tecnologias de assistência à condução (ADAS) e dos airbags de cortina. A entidade frisa que, “embora o desempenho de três estrelas signifique que o hatchback é um veículo razoavelmente seguro, acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas”.
VEJA TAMBÉM:
– Fiat Strada ganha apenas uma estrela em avaliação de segurança
– Chevrolet Tracker recebe cinco estrelas no Latin NCAP
O Corolla avaliado, por sua vez, dispõe de sete airbags e ESC como equipamento padrão desde 2017. Vale lembrar que a atual geração do sedã já havia sido submetida a teste de segurança da entidade em 2019, quando também teve excelente desempenho.
Avaliação de segurança de Toyota Corolla e novo Polo
O Corolla atingiu 83,31% no quesito proteção para ocupante adulto, 91,84% para ocupante infantil, 59,72% para pedestres e 81,57% em assistência à segurança. O modelo teve nota considerada ótima em quase todos os quesitos. Exceções ficam por conta de partes dos ocupantes. Tronco, cervical e coxas têm proteção considerada marginal.
Já o novo Polo, de acordo com a avaliação do Latin NCAP, atingiu 73,21% de proteção para ocupante adulto, 71,33% para crianças, 51,41% no caso de pedestres e 58,14% em assistência à segurança. Assim como o Corolla, também apresenta proteção marginal para o tronco dos ocupantes, isso em caso de impacto lateral e contra o poste.
