logo

crash test

Renault Kardian leva 4 estrelas em teste do Latin NCAP

SUV compacto feito no Brasil foi bem avaliado pelo órgão
Author image

Vitor Matsubara

04 dez 2024

3 minutos de leitura

Renault Kardian foi elogiado nas provas do Latin Ncap

O Renault Kardian recebeu uma média geral de quatro estrelas nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP.

O SUV compacto obteve 83,41% no nível de proteção para passageiros adultos, 82,92% para crianças, 47,96% para pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 83,78% para assistências à segurança.

Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Kardian sai de fábrica com seis airbags e controles de estabilidade e de tração.

Kardian foi elogiado pelo Latin NCAP

Segundo o Latin NCAP, “o impacto frontal mostrou uma estrutura estável e uma área instável para os pés, com proteção marginal para o peito do motorista e proteção adequada para o peito do passageiro”.

A proteção lateral foi definida como boa “devido aos airbags de corpo e de cortina padrão do modelo, proporcionando proteção adequada para o tórax e marginal para o tórax do adulto no impacto lateral de poste”.

Por contar com ganchos para fixação de cadeirinhas do tipo Isofix, o Kardian foi avaliado com boa proteção geral para crianças. O órgão afirma que a cabeça do dummy de três anos “apresentou exposição no teste de impacto lateral, sem valores críticos”

O Latin NCAP afirma que o Kardian mostrou um bom nível de segurança em geral. Porém, o órgão fez ressalvas de que o SUV poderia alcançar a classificação máxima de 5 estrelas se aprimorasse a proteção de pedestres.

Ou mesmo se adicionasse a frenagem autônoma de emergência ao detectar a iminência de um atropelamento na via.

Stepway e Sandero recebem zero estrela

Renault Sandero no teste de colisão do Latin Ncap
Sandero (e Stepway) zerou teste do Latin Ncap

Só que nem tudo foram flores para a Renault. O órgão também avaliou o Stepway (e, por tabela, o Sandero, já que ambos são do mesmo projeto) ainda vendidos no mercado brasileiro e em outros países da América Latina. O modelo recebeu zero estrela.

Mesmo com quatro airbags de fábrica e controle de estabilidade como opcional, o Sandero teve níveis de 32,83% na proteção para adultos, 61,22% para crianças, 46,30% para pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 0% em assistências à segurança.

Entre os critérios avaliados, o Sandero teve estrutura instável e uma área estável para os pés no impacto frontal, proteção marginal para o peito do motorista e do passageiro e alta tensão no pescoço da criança de três anos que foi instalada voltada para a frente.

O impacto lateral apresentou proteção fraca para o peito e o impacto lateral de poste mostrou proteção pobre para a cabeça e fraca para o peito.

Latin NCAP causa polêmica com nota de assistência à segurança

O Sandero zerou a nota em assistências à segurança pelo fato da unidade avaliada não ter controle de estabilidade de fábrica.

Vale ressaltar que, mesmo com a inclusão do equipamento como item de série nos veículos novos, o órgão decidiu não alterar a nota – aumentando a lista de decisões controversas tomadas pelo Latin NCAP.