
De olho na eletrificação cada vez mais acelerada, o Grupo Renault e a Valeo estabeleceram uma parceria para uma nova geração de veículos elétricos (EVs). O acordo prevê o desenvolvimento da arquitetura elétrica e eletrônica da próxima geração de carros zero combustão do grupo automotivo.
Chamada de Veículo Definido por Software (SDV), a nova plataforma, segundo as empresas francesas, vai permitir que os futuros veículos elétricos recebam atualizações constantes em todo o seu ciclo de vida. As atualizações serão pelo sistema on-the-air (OTA).
– Inscreva-se no #ABX23, maior encontro do setor automotivo e da mobilidade
A Valeo vai fornecer componentes elétricos e eletrônicos para o SDV, principalmente o chamado Computador de Alto Desempenho (HPC na sigla em inglês). De acordo com os termos firmados pela parceria, os engenheiros da fornecedora também atuarão junto às unidades do Grupo Renault na França (em Guyancourt, Toulouse e no parque tecnológico Sophia Antipolis).
Aplicativos de softwares embarcados, como o assistente de estacionamento, também serão fornecidos pela Valeo. Esta nova parceria tem como objetivo, ainda, reduzir o tempo dos ciclos de desenvolvimento e os custos da arquitetura elétrica e eletrônica.
“A chegada da Valeo ao nosso ecossistema tecnológico constitui uma importante etapa na construção conjunta do nosso Veículo Definido por Software. A nova parceria reúne as competências, expertises e inovações das duas empresas para oferecer veículos tecnologicamente avançados e competitivos em termos de custos e prazos de desenvolvimento”, afirmou François Provost, head de compras, parcerias e relações institucionais do Grupo Renault.
Nos últimos anos, a Renault estabeleceu outras parcerias. Com o Google, para um sistema operacional automotivo, computação em nuvem e gêmeos digitais de seus veículos. E com a Qualcomm para o desenvolvimento de um chassi digital e o “sistema em um chip” (SoC).