
A produção de veículos cresceu 2% no acumulado do ano até novembro, na comparação com o volume produzido no mesmo período no ano passado. Saíram das linhas, portanto, 2,1 milhões de unidades.
Com o resultado, a indústria está há pouco mais de 150 mil unidades de alcançar o volume projetado para o ano, cerca de 2,2 milhões de unidades.
SAIBA MAIS:– Produção de veículos segue estagnada e montadoras perseguem projeção
– Produção de veículos encerrou o semestre com alta de 3,6%
Apenas em novembro, a produção de veículos somou 202 mil unidades, um resultado que superou em 1,5% o volume produzido em outubro e 6% menor do que a produção de novembro do ano passado.
Segundo o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, a produção de veículos poderia ter sido maior não fosse a perda de participação de veículos Made in Brazil no mercado argentino.
“Apesar da estabilidade no mercado interno, houve queda nas exportações, principalmente para a Argentina, o que impactou na produção. Poderia ter sido melhor”, disse Leite.
Do total produzido em novembro, 155,5 mil unidades corresponderam às unidades de automóveis, queda de 7,5% sobre a produção de novembro de 2022.
Já a produção de comerciais leves somou 35,2 mil unidades, alta de 19% sobre a produção realizada em novmebro do ano passado.
A produção de caminhões, por sua vez, somou 10 mil unidades no mês passado, um desempenho 33% menor do que aquele verificado em igual período em 2022.
A produção de chassi de ônibus, por fim, chegou a 1,8 mil unidades, um volume de produção 36% menor do que aquele registrado em novembro do ano passado.
