logo

abraciclo

Produção de motos terá novo recorde com mais de 1,8 milhão de unidades em 2025

Abraciclo também aposta em altas na exportação e emplacamentos
Author image

Vitor Matsubara

14 jan 2025

3 minutos de leitura

Fábrica da Yamaha em Manaus
Abraciclo estima que 2025 será um ano de novo recorde na indústria de motos

A indústria de motos está preparada para um novo recorde em 2025. A produção de duas rodas deve superar 1,8 milhão de unidades. A estimativa é da Abraciclo, associação que representa as empresas do segmento. Se alcançado, o volume representará alta de 7,5% em relação às 1,74 milhão de motos fabricadas em 2024.

“Embora a conjuntura macroeconômica apresente incertezas, acreditamos que a demanda poderá seguir em alta, principalmente devido aos seus atributos, como preço acessível, baixo custo de manutenção e agilidade nos deslocamentos”, disse Marcos Bento, presidente da Abraciclo, em coletiva de imprensa na terça-feira, 14.

No varejo, a perspectiva é que sejam emplacadas 2,02 milhões de motocicletas. Esse volume será 7,7% maior do que o registrado em 2024. Já as exportações deverão somar 35 mil unidades, o que significaria crescimento de 13% ante o volume do ano passado.

Dólar pode impactar o setor de motos em 2025

Apesar do otimismo, Bento admitiu que há preocupação com fatores como a continuidade de conflitos internacionais e a valorização do dólar. “A guerra entre Rússia e Ucrânia impacta nas commodities e, principalmente, na logística. Já o aumento do dólar no final do ano passado traz uma certa preocupação pensando em fatores como o aumento da taxa de juros, câmbio e outros indicadores”, observa.

“Estamos avaliando ainda quais serão os impactos econômicos do resultado da eleição nos EUA”, aponta o executivo.

Produção de motos foi a melhor em 14 anos

A indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou 2024 com 1,74 milhão de motocicletas produzidas. De acordo com dados da Abraciclo, o volume foi 11,1% superior ao registrado em 2023. Além disso, representa o melhor desempenho para o segmento em 14 anos.

“Mesmo diante de um ano bastante desafiador, em que tivemos de contornar o problema da estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos. Esse resultado foi graças a um bom planejamento da indústria que permitiu que as linhas de montagem mantivessem seu ritmo de produção”, afirmou Bento.

Vendas de motos com melhor resultado desde 2011

As vendas no varejo totalizaram 1,87 milhão de unidades, alta de 18,6% na comparação com o ano anterior. O volume foi o melhor resultado alcançado desde 2011, quando 2,13 milhões de unidades foram negociadas.

Nas exportações, as associadas da Abraciclo embarcaram 30,9 mil motocicletas para outros mercados, retração de 5,9% em relação ao ano anterior.

Segundo Bento, essa queda é justificada, em parte, por reduções em mercados importantes, como Austrália e Colômbia.

Produção e exportação também cresceram em dezembro

A produção de motos em dezembro somou 123,9 mil unidades. Esse resultado representou alta de 5% em relação ao mesmo período de 2023 e queda de 15,1% frente a novembro passado. Segundo a Abraciclo, foi o melhor número para o mês desde 2008.

Os emplacamentos de dezembro totalizaram 151,9 mil duas rodas. O volume é 14,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2023 e 3,3% maior em relação a novembro.

Foram exportadas 2,5 mil motocicletas, com alta de 135,5% na comparação com o resultado de um ano atrás e de 53,5% sobre novembro.