
O carro mais popular da Porsche vai passar por mudanças drásticas. O Macan com motor de combustão vai se despedir em 2024 para dar lugar a uma versão 100% elétrica e cheia das firulas. Entre elas, head-up display com realidade aumentada.
Curiosamente, a saída de cena do Macan “tradicional” na Europa não está diretamente relacionada à chegada do elétrico. Segundo o site Auto Express, o SUV não se enquadra no regulamento WP.29 da União Europeia (UE) no que diz respeito a “sistemas avançados de assistência ao condutor, de condução automatizada e questões de segurança cibernética”.
VEJA MAIS:– Porsche fortalece marca no Brasil e cresce 20% ao ano– Porsche Cayenne ganha nova versão híbrida plug-in
Por esta razão, o carro que aumentou em 15% suas vendas em 2023, deixará de existir em mercados da UE já no segundo trimestre de 2024. Pelo menos até a chegada da sua versão elétrica, cuja própria Porsche deu uma palhinha recentemente.
Realidade aumentada no Porsche Macan elétrico

Ao mesmo tempo, a fabricante alemã prepara a variante zero combustão do crossover para estrear primeiro nos Estados Unidos, entre junho e agosto de 2024. A Porsche, inclusive, acaba de revelar como será o head-up display do novo Macan elétrico.
O modelo terá como opcional o sistema em realidade aumentada. As informações do GPS e de direção serão projetadas no para-brisa, mas quando o controle de cruzeiro adaptativo for ativado, a distância para o veículo da frente aparecerá sobreposta com a imagem virtual de um tapete pontilhado sobre a via.
Segundo a Porsche, a imagem projetada no head-up display de realidade aumentada do Macan elétrico corresponde ao tamanho de uma tela de 87 polegadas.
O Porsche Macan elétrico será produzido sobre a nova arquitetura Premium Platform Electric, do Grupo Volkswagen. O SUV terá mais de 600 cv de potência e baterias com capacidade de 100 kWh.