
A Fiat Titano causou certo alvoroço e frustração em seu lançamento. Isso porque no primeiro contato com a picape média da marca italiana, que era bastante aguardada, ela deixou muito a desejar em dinâmica e dirigibilidade.
Agora, porém, trago novas verdades sobre a Fiat Titano. Isso porque sempre temos a oportunidade de conviver mais com o modelo. E consegui experimentá-lo em diferentes situações e períodos.
OUÇA MAIS:– Jeep Renegade 2025 pode definir futuro do SUV no país
– Semestre teve produção de veículos estagnada, com vendas e exportações em xeque
Foram 15 dias e quase 1.000 km em dois atos. Um no Rio de Janeiro, entre o dia-a-dia no trânsito caótico da Cidade Maravilhosa e escapadas para o interior do estado. O outro no Mato Grosso do Sul, entre Campo Grande e Bonito – que faz muito jus ao nome – e por estradas asfaltadas e trechos off-road – alguns desafiadores.
De cara, percebe-se algo diferente entre aquela picape lançada em março e essa cedida para avaliação. Não, a Fiat Titano não mudou da água para o vinho, mas mostrou um comportamento discretamente melhor – ao menos nas unidades testadas pelas equipes do Autorama Podcast e Automotive Business.
O que pode sugerir que a engenharia da Stellantis deu uma calibrada antes de o veículo chegar às concessionárias, após a avalanche de críticas que o modelo recebeu da imprensa na estreia. Será? É possível. Capacidade para tal não falta à montadora.
Descubra novas tecnologias para o setor de transportes: inscreva-se no #ABX24
Mas entre as verdades que eu e o convidado especial Leandro Alvares, jornalista do canal “De Carona com Leandro”, trazemos no novo episódio do Autorama Podcast é que a Fiat Titano tem lá suas virtudes. Notoriamente na destreza para o off-road e na capacidade de carga.
Ao mesmo tempo, ficou ainda mais nítido que a picape média peca pela própria origem de seu projeto – da chinesa Changan. Mas que ainda tem tempo para evoluir até a próxima reestilização de meia-vida – ou, quem sabe, até o início de uma produção local.
Clica lá no programa para você entender melhor.
SUVs para o segundo semestre
O Autorama Podcast também fala de lançamentos importantes previstos para o segundo semestre. Tem muita coisa para chegar, mas o episódio destaca três utilitários esportivos em especial.
Entre esses lançamentos previstos ainda para este ano, um SUV de 8 lugares da Hyundai, um jipe da Mitsubishi velho conhecido do mercado brasileiro e o aguardado modelo da Citroën que quer atazanar a vida do Volkswagen Nivus e do Fiat Fastback.
No programa eu detalho cada um desses SUVs. Só clicar lá.
Conexão Blazer

Tem outro SUV em destaque no programa, só que esse já chegou 100% elétrico e com a missão de ser uma espécie de vitrine tecnológica da General Motors por aqui. É o Chevrolet Blazer EV.
No episódio eu explico por quê a fabricante o considera o carro mais conectado de seu portfólio atual.
Quer saber mais? Só dar o play e se divertir.
Saudações automotivas.
…Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business
