
O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) lançou uma cartilha sobre procedimentos de segurança e qualidade relacionados à manutenção de carros elétricos e híbridos.
VEJA MAIS:– Selo Verde do IQA para aftermarket reúne 200 empresas automotivas– Curso do IQA prepara profissionais da qualidade para desafios da cadeia automotiva
O material é gratuito e foi elaborado para auxiliar os profissionais da área a reduzir riscos, promover práticas seguras e atender práticas da qualidade operacional em vendas e pós-vendas de veículos eletrificados no Brasil.
Procedimentos para manutenção estão inclusos na cartilha
Alexandre Xavier, superintendente do IQA, revelou que a elaboração da cartilha teve apoio institucional da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O material inclui informações sobre aspectos que devem ser verificados ao receber um veículo eletrificado, instalações adequadas dos boxes de trabalho, uso de equipamentos de incêndio adequados, utilização de ferramentas e equipamentos adequados para manuseios, espaço específico e estratégico para os serviços que facilite a fuga em caso de emergência e pátios de quarentena para o veículo que está aguardando para entrar em manutenção, entre outros pontos importantes.
De acordo com o gerente de serviços automotivos do IQA, Sérgio Fabiano, a cartilha visa apoiar a cadeia automotiva, especialmente nos serviços de pós-vendas.
“Recebemos atualmente no IQA muitas demandas imediatas sobre necessidades do pós-vendas, especialmente no que diz respeito à qualidade e segurança operacional”, disse.