logo

GM acelera estratégia de distribuição de veículos eletrificados no Brasil

Montadora já tem 120 concessionárias que atendem a tecnologia, mas estuda lojas dedicadas
Author image

Ana Paula Machado

10 abr 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A General Motors prepara a estratégia de concessionárias para receber os seus novos veículos totalmente elétricos no mercado brasileiro. Da rede atual de 600 lojas, 120 já são preparadas para atender modelos com a tecnologia, mas a montadora estuda ter revendas específicas para carros eletrificados, segundo Fábio Rua, vice-presidente de relações governamentais, comunicação e ESG da GM para a América do Sul. 

“A nossa estratégia é ter uma rede mais dedicada ao veículo totalmente elétrico para melhorar a experiência do cliente”, disse o executivo. “Estamos no momento mapeando essas concessionárias no mercado brasileiro.”


VEJA MAIS:

– GM lança nova S10 de olho na liderança do mercado

– Combustão viva: além de carros elétricos, GM aposta em veículos tradicionais em 2024

– Por que a GM voltou atrás e decidiu fazer carros híbridos plug-in


Esse direcionamento, de acordo com Rua, é necessário já para o lançamento do Blazer EV, que será o segundo veículo elétrico da montadora no mercado brasileiro – a empresa ja vende os Bolt EV e EUV.

“É um carro que irá movimentar o mercado”, disse Fabio Rua durante o lançamento da nova S10, em Londrina (PR). “Além do Blazer EV, vamos trazer o Equinox EV este ano. Nossa rede tem que estar preparada.”

O executivo afirmou que as lojas mais especializadas em veículos elétricos devem estar em mercados em que as vendas deste segmento são mais relevantes. “O mapeamento segue onde há mais infraestrutura de recarga e onde os licenciamentos são mais representativos”, ressaltou o executivo. 

Vendas de veículos eletrificados batem recorde

Atualmente, o Brasil, de acordo com dado da Associação Brasileira de Veículos Elétrico (ABVE), tem um carregador para cada 13 carros eletrificados. Na Europa, esta relação é de 10 por 1. Em São Paulo, por exemplo, a infraestrutura de recarga se aproxima aos níveis da Califórnia. Ao todo no país há 7,5 mil pontos de carregamento, sendo 500 equipamentos de carga rápida. 

Em março, ainda segundo a ABVE, foram vendidos 13,6 mil veículos leves eletrificados no Brasil, alta de 127% no comparativo com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março, os emplacamentos chegaram a 36 mil e bateram mais um recorde, com aumento de 145% sobre o primeiro trimestre do ano anterior, quando foram licenciados 14,78 mil.

Investimentos para a maior transformação da GM no país

“A nossa estratégia é ampliar o portifólio de eletrificados por toda a nossa gama no mercado brasileiro. Os investimentos anunciados este ano devem assegurar que aconteça a maior transformação da marca no Brasil”, afirmou Rua. 

A montadora anunciou, em janeiro a primeira fase do novo ciclo de investimentos para o Brasil. Serão aplicados R$ 7 bilhões para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e na adequação de suas fábricas no país. Os recursos serão usados de 2024 a 2028. O último ciclo de investimentos da GM no Brasil foi de R$ 10 bilhões, de 2019 a 2023.