
As vendas de veículos por meio de financiamento continuam em ascensão no Brasil. Apesar da queda na comparação com agosto, as negociações de novos e usados apresentaram alta de dois dígitos em setembro na comparação interanual.
Segundo levantamento da B3, plataforma do mercado financeiro, as transações com linhas de crédito em setembro chegaram a 601 mil unidades. O número é quase 20% maior que o do mesmo mês do ano passado.
VEJA MAIS:– Financiamento dos bancos das montadoras cresceu 33% até junho
– Financiamento deve voltar a representar até 70% dos licenciamentos
Em relação a agosto, houve retração de 5%. O volume representa o total de financiamentos de modelos 0 km, seminovos e usados, entre carros de passeio, comerciais leves, motos e veículos pesados.
O segmento de automóveis e comerciais leves puxou o setor. A alta no financiamento de veículos da categoria foi de 21,1% ante setembro de 2023. Entre as motos, o crescimento foi de 17,6% na mesma base de comparação, enquanto os pesados anotaram incremento de mais de 14%.
Setor anota alta constante no financiamento de veículos
No acumulado de 2024, o financiamento de veículos já soma 5,2 milhões de unidades. O número representa alta de 22,6% em relação ao mesmo período de nove meses de 2023, ou 974 mil transações a mais.
“Houve um aumento em todas as categorias em comparação com o mesmo período do ano passado, e a queda em relação a agosto é explicada pelo número de dias úteis”, diz Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado da B3.