Um congestionamento envolvendo vários carros sem motorista atrapalhou o trânsito em São Francisco, nos Estados Unidos. A cena pitoresca foi causada por falhas no funcionamento de 10 Chevrolet Bolt operados pela Cruise, empresa de carros autônomos da General Motors.
“Um dos veículos estava parado no topo de uma ladeira sem motivo aparente”, afirmou, na ocasião, Valerie Jacobson à NBC Bay Area.
VEJA MAIS:
– Waymo começa a operar com robotáxis nos EUA– EUA investiga carros autônomos da GM
A falha no funcionamento da tecnologia coincidiu com a realização de um festival de música nos arredores do Golden Gate Park. Procurada, a Cruise afirmou que o evento causou inteferência nas conexões de rede que dirigem os automóveis.
“Um grande festival resultou em restrições no funcionamento de banda larga, resultando em atrasos na conectividade de nossos veículos. Estamos investigando constantemente e trabalhando nas soluções para impedir que problemas como esse venham a se repetir. Pedimos desculpas àqueles que foram prejudicados pelo problema”, escreveu a Cruise nas redes sociais.
Robotáxis causam problemas que humanos resolvem em segundos
Curiosamente, o caso vem à tona apenas um dia após o estado de São Francisco ter aprovado a expansão das operações de táxis autônomos de Cruise e Waymo. Com isso, as empresas poderão operar seus veículos ininterruptamente pelas ruas locais.
Embora o “congestionamento autônomo” tenha desaparecido após 20 minutos, essa não foi a primeira vez que isso aconteceu. Há alguns meses, um engarrafamento com oito veículos da Cruise bloqueou importantes vias de São Francisco por horas, mas a empresa nunca explicou o motivo do transtorno.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
De modo geral, os robotáxis já causaram problemas que poderiam ser resolvidos rapidamente por motoristas humanos. Em abril deste ano, um veículo da mesma Cruise colidiu contra um ônibus municipal, enquanto outro não obedeceu uma ordem policial para parar.
