
Após meses de impasse e informações desencontradas, a BYD finalmente produzirá carros no Brasil. A montadora chinesa assumirá a fábrica da Ford em Camaçari (BA), que encerrou suas atividades em 2021.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a vice-presidente global da BYD, Stella Li. A executiva participou do lançamento do Dolphin antes de ir a Brasília (DF) para se encontrar com Lula.
Segundo Rodrigues, mais informações serão reveladas na próxima terça-feira (4), juntamente com um cronograma de atividades e expectativa de investimentos. O governador da Bahia afirma que a BYD também revelará quais modelos serão fabricados em Camaçari.
BYD confirmada na Bahia!?
Na próxima terça (04), anunciaremos, junto com a montadora, a nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, já apresentando o calendário de implantação e todos os detalhes que vão trazer mais emprego e renda para baianas e baianos. #BoraTrabalhar! pic.twitter.com/0RdhgmiK9S
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) June 28, 2023
O jornal “Valor Econômico” afirma que a fabricante chinesa também negocia assumir o porto de Aratu para facilitar a logística do transporte dos carros e equipamentos que devem ser produzidos pela BYD no complexo baiano.
– Faça sua inscrição no #ABX23, encontro mais influente do ecossistema automotivo e da mobilidade
Na última quarta-feira (28), o presidente da BYD do Brasil, Tyler Li, confirmou que a empresa teria uma fábrica no Brasil. O executivo, porém, não quis cravar que a empresa assumiria as atividades do complexo de Camaçari, alegando que ainda havia detalhes a serem resolvidos.
No Brasil há oito anos
A BYD está presente no Brasil desde 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus elétricos em Campinas (SP). Dois anos depois, a empresa abriu sua segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
Em 2020, a BYD inaugurou sua terceira fábrica no país, localizada no Polo Industrial de Manaus (PIM), para produzir baterias de fosfato de ferro-lítio para os ônibus elétricos. A comercialização de carros elétricos foi iniciada no mercado brasileiro em 2021.
