
A fábrica da Bandag em Campinas (SP) chega aos 30 anos. A empresa pertencente à Bridgestone produz mais de 30 desenhos diferentes de bandas de rodagem para caminhões e ônibus e sua linha total de insumos passa dos 150 itens. A unidade opera em três turnos e emprega mais de 100 pessoas.
“Cerca de 30 milhões de pneus foram reformados com as bandas produzidas aqui”, afirma o gerente industrial, Osmar Tiburske.
Nessas três décadas a fábrica produziu 366 mil toneladas de bandas de rodagem para veículos pesados. Sobre a possibilidade de expandir a atuação com produtos para comerciais leves, Tiburske diz: “Temos uma equipe que traz as demandas do mercado e existe a possibilidade de introduzir novos produtos.”
Um laboratório de testes em Campinas permite avaliar a qualidade dos pneus reformados por seus clientes e um centro de treinamento capacita pessoal para o trabalho de recapagem, sempre de acordo com o padrão exigido pela Bandag, que em 2006 foi adquirida pela Bridgestone por US$ 1,05 bilhão.
No Brasil, a Bandag fornece material para mais de 100 empresas especializadas em reforma de pneus e tem 170 truck centers, onde o consumidor encontra pneus reformados, novos e serviços. Além da unidade de Campinas há outra Bandag em Mafra (SC). E a Bridgestone produz seus pneus em Santo André (SP) e Camaçari (BA).