
A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) estabeleceu parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). A acordo visa padronizar serviços de gestão de frotas para empresas do setor de locação de veículos.
Segundo as empresas, o IQA vai oferecer soluções personalizadas para as locadoras associadas à Abla. Entre os serviços, vistoria inicial, precificação e desmobilização de frotas.
IQA quer padronizar processos de empresas ligadas à Abla
O objetivo é adotar processos padronizados para gestão das frotas das locadoras. Desde a preservação do estado dos veículos até a precificação na revenda de seminovos.
Em relação às vistorias, por exemplo, a proposta do IQA e da Abla é que elas sejam conduzidas por auditores do instituto. Para as duas entidades, as inspeções vão garantir que os veículos atendam a critérios de qualidade para aquisição e para revenda.
O processo de vistoria do IQA inclui cerca de 50 itens no automóvel. Entre eles, documentação, condições estruturais, sistemas de segurança e equipamentos.
Ao fim da avaliação é emitido um relatório com a descrição de cada item. Além de uma pontuação técnica que classifica o veículo com base em critérios de desvalorização, alinhados à tabela Fipe.
Acordo entre IQA e Abla começa por São Paulo
A parceria entre IQA e Abla já está em operação no estado de São Paulo. A expectativa é expandir o serviço para todos os estados brasileiros.
Segundo a associação das locadoras, o setor hoje reúne 26 mil empresas em todo o país.
“Vamos ampliar a oferta de soluções de qualidade comprovada, a custos acessíveis tanto para as grandes empresas, como também para as pequenas e médias locadoras do nosso setor”, promete o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior.