Wabco lança soluções de segurança na Fenatran

Sistema modular de frenagem e ESC para ABS já estão em novos produtos na feira

Por SUELI REIS, AB
  • 16/10/2017 - 20:38
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A Wabco está aproveitando a 21ª edição da Fenatran, que abriu as portas ao público na segunda-feira, 16, e vai até sexta-feira, 20, para lançar ao mercado de veículos comerciais novas soluções em segurança para caminhões, implementos rodoviários e também aplicáveis em ônibus. A primeira é a plataforma modular de sistema de frenagem mBSP, a primeira do setor que permite equipar tanto os veículos com ABS ou com EBS; e o segundo é sistema inteligente de controle de estabilidade para ABS, o ESCsmart.

    O mBSP é intercambiável, o que permite a integração de diferentes configurações de frenagem em qualquer veículo. Na Fenatran, ele está sendo lançado no modelo Mercedes-Benz Accelo. O presidente da Wabco na América do Sul, Reynaldo Contreira, afirma que em breve o sistema também equipará outro veículo de outra marca.

    Por sua vez, o ESCsmart está sendo apresentado em um semirreboque da Librelato, em exposição no evento. Com o sistema, que garante a estabilidade da carreta em situações diversas, evitando o tombamento do veículo, a Wabco se adianta à Resolução 641 do Contran que prevê a introdução obrigatória do sistema de controle de estabilidade nos veículos fabricados no Brasil, em 2020 para novas plataformas e em 2022 para todos os veículos.

    A empresa também está apresentando os sistemas de assistência ao motorista OnGuardMax, que freia totalmente o veículo em condição de emergência, o OnLaneAssist, sistema ativo de monitoramento de faixa de rolagem, a primeira aplicação de direção ativa da empresa e que avisa ao motorista se o veículo estiver saindo da faixa de rolagem e retoma automaticamente sem interferência do condutor para a faixa adequada. Por fim, o OnCity, que funciona como sistema de frenagem também automático em ambiente urbano a partir de tecnologia que detecta pedestres e obstáculos nas laterais e transversal do veículo. Ainda não há previsão de venda dessas tecnologias no Brasil.

    A cobertura de Automotive Business é patrocinada por Carcon Automotive e Automechanika Frankfurt.