Scania revela Heavy Tipper, para mineradoras

Heavy Tipper tem versões de 440 a 480 cv

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 15/10/2017 - 18:10
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    A Scania leva à Fenatran o caminhão Heavy Tipper, um modelo desenvolvido para a mineração. O modelo carrega até 25% a mais de carga líquida em relação aos modelos atuais. O caminhão terá três versões, duas com 440 cavalos e outra com 480 cv. A Fenatran, 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, ocorre de 16 a 20 de outubro no São Paulo Expo.

    Outras vantagens informadas pela Scania são a redução em até 10% no consumo de diesel e a diminuição no custo da tonelada transportada em até 15%.

    “O Heavy Tipper surge no Brasil em um período de retomada dos caminhões para a mineração. Desde 2013 esse mercado não dava sinais concretos de voltar a ser comprador”, afirma Fabricio Vieira, gerente de mineração da Scania no Brasil. “O cliente brasileiro vinha pedindo um pacote com veículo e serviços ainda mais rentável e o Heavy Tipper é a solução ideal”, diz Vieira.

    O executivo afirma que a idade média da frota de caminhões para mineração cresceu, está com cerca de três anos e por isso com custo operacional alto. Ele imagina um potencial de renovação de, no mínimo, mil unidades. A Scania acredita que detém 33% do mercado de mineração e quer chegar a 45%.

    A Scania também mostra na Fenatran dois novos motores de 13 litros para a linha rodoviária, um com 450 e outro com 510 cavalos. “Eles utilizam injeção de alta pressão e economizam até 5% de combustíveis. Estarão disponíveis para o Brasil, Argentina e Chile”, afirma o diretor geral da Scania do Brasil, Roberto Barral.

    Durante a Fenatran a montadora também anunciou a venda do primeiro super-rodotrem 6x4 com motor V8 de 620 cv, 11 eixos e 91 toneladas. A primeira unidade já foi entregue à usina São Martinho, que comprou 12 veículos ao todo, que serão usados no setor canavieiro.

    A cobertura de Automotive Business é patrocinada por Carcon Automotive e Automechanika Frankfurt.