Pirelli terá exclusividade na F1 por três anos

Pneus serão fornecidos de 2011 a 2013.

Por Automotive Business
  • 23/06/2010 - 00:00
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 55 segundos de leitura
    A Pirelli será a fornecedora exclusiva de pneus para as equipes de Formula 1 de 2011 a 2013. A decisão, com base nas propostas da fabricante, foi tomada pela FIA -- Fédération Internationale de l'Automobile, as equipes representadas pela FOTA -- Formula One Teams Association e a Fórmula 1, representada pela FOM -- Formula One Management

    Seguindo as regulamentações da Fórmula 1 o contrato garante que a Pirelli fornecerá para as equipes seis diferentes tipos de pneus: quatro slicks (lisos), com compostos diferentes para vários tipos de superfícies secas; um pneu para chuva; e outro pneu intermediário para tempo úmido ou chuva fraca.

    Segundo o comunicado distribuído pela Pirelli, o retorno à F1 visa ao futuro e a companhia pretende, em completa colaboração com todas as equipes, pesquisar e desenvolver tecnologias inovadoras para pneus.

    O envolvimento histórico da Pirelli no mundo do automobilismo remonta a 1907, quando a empresa italiana venceu o épico rally Paris-Pequim. Atualmente, a marca é fornecedora exclusiva para alguns dos mais importantes campeonatos mundiais para carros e motos, como a GP3, o Campeonato Mundial de Rally (WRC), o Rolex Sports Car Series da América do Norte, o Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) e o Campeonato Mundial de Motocross. Além disso, a Pirelli também fornece para mais de 70 campeonatos nacionais e internacionais. A última vitória conquistada pela Pirelli em um Grande Prix foi o Grande Prêmio do Canadá de 1991, com Nelson Piquet pilotando uma Benetton.