Marcopolo retoma produção parcialmente na segunda-feira, 13

Funcionários voltam no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro; empresa ainda avalia retorno no Espírito Santo

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 09/04/2020 - 16:20
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura

    Após 20 dias de férias coletivas, a Marcopolo vai retomar parcialmente as atividades nas unidades de Caxias do Sul (RS) e Duque de Caxias (RJ) na segunda-feira, 13 de abril. Para isso, a fabricante de carrocerias de ônibus adotou várias medidas de prevenção à Covid-19 e recomendações dos órgãos de saúde e governamentais para combate ao coronavírus.

    A data de retorno da fábrica de São Mateus (ES) ainda está em avaliação. A Marcopolo tem uma equipe médica de plantão nas unidades com protocolo completo de triagem, atendimento e encaminhamento de qualquer caso suspeito que possa ser identificado. Esses profissionais atendem também os funcionários que permanecem em casa.

    Em Caxias do Sul, seguindo as orientações de um decreto municipal, retornam ao trabalho 25% dos colaboradores do turno diurno e 25% do noturno, sendo a maior parte de áreas de produção. As unidades Ana Rech e San Marino, que concentram a maioria dos colaboradores, contarão com ambulatórios de triagem para facilitar o atendimento e orientação aos colaboradores.

    A Marcopolo recorda que os ônibus de transporte dos funcionários destas fábricas e também da unidade Planalto vão operar com metade da ocupação. Os veículos serão higienizados entre as viagens e os colaboradores usarão máscaras de tecido durante o trajeto.

    Na unidade de Xerém, em Duque de Caxias, devem retornar cerca de 50% dos colaboradores. A Marcopolo informa que em todas as fábricas foi reforçada a higienização dos locais de uso comum como vestiários, restaurantes, sanitários e elevadores.

    Cada colaborador terá a temperatura verificada com medidores infravermelhos no momento em que chegar. Nos postos de trabalho será redobrada a atenção para manter a distância mínima, além do uso dos EPIs de acordo com a função e máscaras de tecido fornecidas pela empresa.