Fiat coloca cliente dentro do carro pela internet

O Live Store faz demonstração dos veículos via internet em tempo real, com atendimento personalizado

Por PAULO RICARDO BRAGA, AB
  • 17/09/2013 - 19:30
  • | Atualizado há 2 months
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    Não é segredo que antes de comprar um carro novo a maioria das pessoas procura a internet para fazer comparações entre diferentes alternativas, descobrir preços atrativos, assistir vídeos de demonstração e até usar aplicativos para montagem virtual de veículos personalizados. A partir daí, o próximo passo é visitar uma revenda, fazer um test drive, pechinchar e negociar preço.

    É possível fazer tudo isso a partir do site da Fiat Automóveis, mas a partir deste mês a montadora lança uma plataforma inovadora que modifica esse comportamento na compra do automóvel. Trata-se da Fiat Live Store, que promete um grau muito maior de interação do internauta com a marca. Ao acessar o link disponível no website da Fiat (veja aqui) será possível se comunicar diretamente com um especialista, em tempo real, e saber tudo (ou quase tudo, porque não se fala de preços ali) a respeito dos modelos Freemont, Fiat 500 Cabrio, Punto, Novo Palio e Strada Adventure. Outros veículos serão depois adicionados ao estúdio estruturado em Betim (MG), onde ficam os carros – como o novo Strada 3 portas.

    Há nove especialistas (que a Fiat chama de experts) treinados para atender o público, dos quais cinco estão em atividade. O internauta terá atendimento por áudio e vídeo, em tempo real. O expert utiliza uma espécie de capacete (o MyStream) que abriga funções wi-fi, uma microcâmera de vídeo de alta resolução, microfone e fone de ouvido, além de um dispositivo de streaming.

    Ao interagir com o potencial cliente, respondendo perguntas, o expert se posiciona de modo a permitir a visualização de partes do veículo por meio da captação de imagens pela câmera e transmissão via internet. A Fiat explica que se trata de uma “experiência imersiva”, capaz de fazer o visitante esquecer que está na internet e sentir-se dentro do carro. Com o auxílio de um smartphone, o expert pode compartilhar mais informações sobre os carros na tela, como cores e acessórios.

    O sistema permite que ao final da experiência o internauta agende um test-drive em uma concessionária, se for de seu interesse.

    NEGÓCIOS E TECNOLOGIA

    João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, recebeu um grupo de jornalistas na terça-feira, 17, em São Paulo, para apresentar a Fiat Live Store na Agência Click Isobar, criadora da tecnologia e do projeto (o estúdio de 600 m2 foi montado pela agência The Marketing Store).

    “É uma plataforma que dá poder ao consumidor, por meio do acesso a informações mais abrangentes e detalhadas dos carros. O projeto tem perfil e objetivo híbrido, cumprindo um papel de divulgação dos produtos e aproximando o consumidor da marca. Ele incentiva a ida às concessionárias para realização do test-drive, estimulando a realização de negócios”, explicou.

    O portal da Fiat recebe seis milhões de visitas por mês e mais de um milhão de carros são montados virtualmente com a ferramenta Monte seu Carro. A empresa ainda não tem ideia clara do volume de atendimento da Live Store, iniciativa pioneira no setor, mas promete que a experiência deve evoluir e ganhar corpo.

    “A Fiat Live Store é um modelo de negócio, que reúne mais de 60 profissionais no projeto desde o ano passado. Acredito que este seja o futuro da propaganda: fazer coisas que não pareçam propaganda, mas que sejam relevantes e desejadas pelas pessoas”, disse Fred Saldanha, Chief Creative Officer da Agência ClickIsobar.

    O internauta pode acessar a plataforma Fiat Live Store por meio do site (veja aqui), e fazer o login no sistema via Facebook. Depois de assistir a um vídeo introdutório, ele escolhe o carro que pretende conhecer com o auxílio do expert, e faz testes de velocidade de conexão e áudio para iniciar o atendimento. Outra opção será acompanhar um atendimento já em andamento, como ouvinte. Para todos os modelos há vídeos demonstrativos com informações relevantes para os consumidores no processo de escolha de um carro.