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Opinião | Indústria

Indústria | 11/04/2012

ALTA RODA

MORRER NA PRAIA

Finalmente, o aguardado novo regime automobilístico brasileiro foi anunciado na semana passada, às vésperas dos feriados da Páscoa. Apesar de fama (merecida) do País de quebra de regras, protecionismo e excesso de intervenção na economia, é apenas o terceiro programa, em mais de meio século, desde o pioneiro em 1956, quando se criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia). O segundo, em 1995, também se implantou sem grandes sobressaltos.


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Indústria | 15/11/2011

ALTA RODA

APOSTA NO FUTURO

A Renault cumpriu a promessa do seu executivo-chefe, Carlos Ghosn, e acaba de colocar à venda, na França e na Espanha, o primeiro sedã elétrico dos tempos modernos.


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Indústria | 05/10/2011

ALTA RODA

SEM DISTINÇÃO DE ORIGEM

Ainda não baixou toda a poeira do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas já permite uma análise aprofundada. Claro, trata-se de medida protecionista que todos execram. Entretanto, isso é o que menos falta no mundo, hoje, por meio de barreiras válidas ou disfarçadas, especialmente após a crise financeira de 2008.

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Indústria | 10/08/2011

ALTA RODA

SEGUIR AS BOAS IDEIAS

Há pouco mais de 25 anos o Brasil teve um programa de economia de combustível muito interessante. A Secretaria de Tecnologia Industrial, vinculada ao então Ministério da Indústria e Comércio, propôs uma espécie de pacto para que todos os fabricantes aqui instalados, em meados dos anos 1980, melhorassem a eficiência dos motores e, por consequência, o consumo de etanol e de gasolina.

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Indústria | 03/08/2011

ALTA RODA

ABRINDO OS BOLSOS

O anúncio de mais uma fábrica no Brasil – dessa vez da chinesa JAC – é um demonstração do vigor do mercado brasileiro. Afinal, vendas que dobram de volume em apenas cinco anos (subiram de 1,5 milhão de unidades, em 2004, para 3,1 milhões, em 2009; 3,7 milhões, em 2011) só podem atrair muitos interessados. E que vão abrir os bolsos.

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Indústria | 13/07/2011

ALTA RODA

O PITACO DE PITÁGORAS E A POLÊMICA DOS PREÇOS

Os preços dos carros no País são influenciados – de forma permanente – por três fatores: impostos, Custo Brasil (visível e invisível) e as variações cambiais. Mas há gente que prefere atribuir os altos preços, em artigos pela internet, apenas ao Lucro Brasil.

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Indústria | 01/03/2011

ALTA RODA

RECICLAGEM NECESSÁRIA

Há mais de 100 anos as baterias limitam a viabilidade prática e econômica do carro elétrico. Os tempos de hoje são outros e vão além de apenas pesquisar novos materiais que permitam diminuir o preço, o peso, o volume, o tempo de recarga e aumentar a autonomia. A reciclagem tornou-se tema prioritário e obrigatório.

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