Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 31/03/2011 | 10h24

Ford confirma estar pronta para Euro 5

Novo Cargo terá motores Euro 3 até o fim do ano.

Paulo Ricardo Braga, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Paulo Riacardo Braga, AB

Marcos de Oliveira, presidente da Ford para a América do Sul, está otimista com a evolução do mercado de veículos comerciais este ano, que deverá absorver 170 mil caminhões. A Ford trabalha com a Cummins para finalizar os testes do novo powertrain que será necessário para atender às regras de emissões Euro 5 a partir de janeiro. “As tecnologias foram definidas e os motores estão adequados para a mudança na legislação”, enfatizou.

O presidente da Ford explicou que o volume de 170 mil unidades já inclui o previsível efeito de antecipação de compras de caminhões por conta da mudança da legislação, que deve afetar o preço desses veículos com a introdução de tecnologias mais sofisticadas e novos equipamentos nos sistemas de injeção, combustão e tratamento de gases. Ele não definiu, no entanto, qual será o novo patamar de preços. “Ainda é cedo para discutir o assunto”, afirmou.

Para o executivo, é preciso confiar na distribuição de diesel limpo para abastecimento dos caminhões Euro 5. “Houve um amplo entendimento a esse respeito, envolvendo todos os players relacionado à questão.” Ele aguarda, também, uma solução ampla para a distribuição de Arla 32, produto à base de ureia que será utilizado pelos motores pesados no tratamento de emissões.

A Cummins já anunciou que seus representantes em todo o País vão oferecer Arla 32, mas será necessário um esforço maior para que a ureia esteja disponível ao longo de todas as rotas de transporte no Brasil.

O Novo Cargo sairá de fábrica com motores Euro 3 até o final do ano, quando a produção para o mercado doméstico adotará os propulsores Euro 5.

Cabines do Cargo

Os recentes investimentos da Ford na área de caminhões permitem elevar a produção de 19 para 22 unidades por hora nas linhas de montagem em São Bernardo do Campo (SP). A empresa concentrou na Automotiva Usiminas, em Pouso Alegre (MG), a construção das cabines, que Automotive Business foi conhecer nesta quarta-feira, 30.

“É um novo modelo operacional, que agrega valor aos negócios dos dois parceiros”, disse Marcos de Oliveira, que esteve presente à inauguração das instalações, que ficam dentro da planta da Automotiva Usiminas, em área exclusiva. A fabricante de caminhões optou por participar do investimento nas novas linhas, que receberam um total de R$ 49 milhões para a produção de cabines pesadas, de grande porte, com alto grau de complexidade nas operações de soldagem.

Foto: Marcos de Oliveira, presidente da Ford para a América do Sul, e Wilson Brumer, presidente da Usiminas, durante a inauguração da fábrica de cabines para o Novo Cargo em Pouso Alegre, MG.



Tags: Ford, Automotiva Usiminas, Cummins, Euro 5, motores, combustíveis.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV