Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Meio Ambiente | 17/03/2011 | 06h14

EUA expressam alarme com crise nuclear no Japão

Esforços para resfriar reator de Fukushima estariam falhando.

Agência Brasil e BBC Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB, com informações da BBC Brasil

O chefe da Agência de Regulação Nuclear dos Estados Unidos, Gregory Jaczko, disse nesta quarta-feira, 16, que os danos na usina nuclear japonesa de Fukushima Daiichi parecem mais sérios do que o divulgado pelo Japão.

Em audiência no Congresso americano, em Washington, Jaczko afirmou que os esforços para resfriar os reatores da usina com água do mar para impedir que derretam estão falhando e trabalhadores de emergência nos arredores da instalação podem ser expostos a uma radiação “potencialmente letal”. “Acreditamos que ao redor do local do reator haja altos níveis de radiação”, disse.

A Usina de Fukushima Daiichi, no Leste do Japão, foi seriamente danificada por um terremoto e um tsunami na sexta-feira, 11.

Para o secretário de Energia dos EUA, Steven Chu, a situação em Fukushima Daiichi parece mais séria que o derretimento parcial na Usina Nuclear de Three Mile Island na Pensilvânia, em 1979.

O Departamento de Estado dos EUA pediu aos americanos que residam numa área até 80 quilômetros (km) da usina japonesa que deixem a região, perímetro muito mais abrangente que a zona de exclusão de 20 km aconselhada pelo governo japonês. Fukushima Daiichi está a 280 km de Tóquio.



Tags: Usina nuclear, reatores, agência de regulação nuclear, terremotos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Automotive Business
Avenida Iraí, 393, CJs. 51/52/53, Moema, São Paulo - SP - CEP 04082-001 | Tel.: (11) 5095-8888