Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 15/03/2011 | 18h16

Montadoras estendem paradas no Japão

Interrupção do abastecimento de peças é um dos problemas.

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

A catástrofe natural que atingiu o Japão na semana passada deve trazer mais prejuízos ao setor automotivo do que o projetado inicialmente. Até as montadoras instaladas em regiões que não foram atingidas pelo terremoto e pelo tsunami anunciaram que irão estender a parada na produção por conta do acidente.

Entre os principais problemas enfrentados pelas empresas estão dificuldades logísticas com a interrupção do abastecimento de autopeças e a falta de energia elétrica. Autoridades estimam que mais de 10 mil pessoas foram mortas pelos acidentes naturais, com isso, trabalhadores das fábricas ainda precisam de um período fora das linhas de montagem para buscar informações sobre familiares.

Impacto internacional

Mitsubishi, Honda, Subaru, Suzuki e Mazda já estenderam as paradas das fábricas por conta do problema. A Toyota, uma das poucas montadoras com produção concentrada na área do terremoto, anunciou interrupção até quarta-feira, 16. O intervalo deve resultar na perda da montagem de 40 mil veículos. O impacto pode chegar a outros mercados já que problemas em estradas e portos impedem a exportação de carros e peças.

Já a Honda anunciou que irá fechar todas as suas plantas no país até o dia 20 de março. A projeção é que mais de 16 mil carros deixem de ser produzidos, sendo que 2 mil deles abasteceriam o mercado norte-americano. Dos 113 fornecedores da montadora instalados na região do terremoto, a companhia ainda não conseguiu retomar contato com 44 deles.

Com informações do Automotive News Europe.



Tags: Japão, terremoto, tsunami, indústria automobilística, Mitsubishi, Honda, Subaru, Suziki, Toyota, Mazda, fábrica, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV