Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Financeiras | 14/03/2011 | 20h22

Focus mostra indicadores de inflação em alta

Expectativa aponta índice de 0,50% em março.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Stênio Ribeiro, Agência Brasil

A expectativa de inflação para este ano aumentou mais um pouco, de acordo com a pesquisa que o Banco Central realiza todas as sextas-feiras com uma centena de analistas financeiros para avaliar as tendências do mercado sobre os principais indicadores da economia.

Segundo a expectativa média dos pesquisados, a perspectiva de inflação oficial no mês aumentou de 0,49% na pesquisa anterior para 0,50% no boletim Focus que o BC divulgou nesta segunda-feira, 14. A elevação ajudou a aumentar a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano, que era de 5,78% na pesquisa anterior, e passou para 5,82%.

O boletim Focus revela também que a estimativa dos analistas da iniciativa privada para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, educação, água, saúde e outros) permanece em 4,5% neste ano e em 2012. O índice supera a projeção de 4% divulgada na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), na semana passada.

O Índice de Preços ao Consumidor medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica da Universidade de São Paulo prevê inflação de 5,51% no ano, ante projeção de 5,49% na pesquisa anterior. Esse índice é válido apenas para a região metropolitana de São Paulo.

No mercado atacadista as pesquisas também indicam alta: a projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) este ano aumentou de 6,77% para 6,88% na comparação semanal, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) passou de 6,87% para 6,97%.



Tags: Banco Central, Boletim Focus, economia, inflação, IPCA, Copom.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência