Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 25/01/2011 | 21h21

Leaf é carro do Ano na Europa

Um elétrico ganha o prêmio pela primeira vez.

Automotive Business

Redação AB

O troféu em reconhecimento ao Leaf como Carro do Ano da Europa 2011 foi entregue ao presidente da Nissan, Carlos Ghosn, em cerimônia realizada no Pavillion Gabriel, em Paris. Para receber o prêmio o veículo elétrico passou pelo crivo de 58 jornalistas de 23 países, que o colocaram à frente de seis veículos convencionais da lista final. É a primeira vez que um elétrico leva o troféu.

“Estou convencido de que veremos outros carros elétricos como vencedores do Carro do Ano no Futuro. Mas o Leaf torna-se especial por ter sido o primeiro”, disse Håkan Matson, presidenet do júri. Ghosn enfatizou que o carro reflete uma visão clara do fabricante sobre o futuro do transporte pessoal e da mobilidade sustentável.

O Leaf possui um motor elétrico de 80 kW e torque de 280 Nm, capaz de atingir 145 km/h alimentado por uma bateria de íon-lítio de 90 kW, desenvolvida pela Nissan em cooperação com a NEC.

O Leaf já recebeu 27 mil encomendas globalmente. Construído no Japão, será manufaturado também nos Estados Unidos e na Inglaterra quando novas fábricas estiveram concluídas em 2012 e no início de 2013. A entrega aos clientes teve início no Japão e nos Estados Unidos em dezembro. Na Europa as primeiras encomendas serão entregues brevemente em Portugal, Irlanda e Holanda, além da Inglaterra.

Foto: Carlos Ghosn recebe o troféu do Carro do Ano na Europa.



Tags: Nissan, Leaf, European Car of The Year, carro elétrico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência