Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 17/01/2011 | 07h51

Mitsubishi põe Brasil no centro das estratégias

Empresa quer 50% da MMC Automotores.

Regina Cardeal, Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Regina Cardeal, Agência Estado

A Mitsubishi Motors vai reduzir a produção em países desenvolvidos e aumentar em mercados emergentes como Brasil e Índia, dentro de um nova estratégia global, informou o jornal Nikkei em edição de sábado. Ao redistribuir seus recursos, a montadora tem como objetivo elevar rapidamente a produção para 1,5 milhão de unidades, um aumento de 50% em relação ao ano fiscal encerrado em março de 2010.

A Mitsubishi Motors planeja investir entre US$ 240 milhões e US$ 360 milhões para conseguir uma participação de pelo menos 50% da MMC Automotores do Brasil, empresa atualmente responsável por sua produção no Brasil. As fábricas da companhia brasileira serão expandidas no ano fiscal de 2011 e a capacidade de produção de veículos será dobrada para pelo menos 100 mil unidades.

A montadora também planeja começar a produzir na Índia. A empresa está estudando assumir uma participação numa firma para a qual terceiriza sua produção e, ao mesmo tempo, explorar uma joint venture na Índia com a PSA Peugeot Citroën SA, da França. A Mitsubishi Motors planeja fabricar veículos mais baratos com base nos minicarros desenvolvidos em conjunto com a Nissan Motor.

Paralelamente, a Mitsubishi vai encerrar a produção de veículos destinados ao mercado local na Europa e EUA. A companhia vai desativar a produção de três modelos norte-americanos até o ano fiscal de 2013, incluindo o Eclipse e o Endeavor, que são atualmente fabricados no Estado de Illinois. A unidade, em vez disso, vai produzir o utilitário esporte Outlander e outros modelos considerados veículos estratégicos globais.

Ao mesmo tempo, a Netherlands Car BV vai encerrar a produção do modelo europeu Colt no próximo ano. A Mitsubishi Motors já congelou o desenvolvimento da próxima geração do Colt para a Europa.

A montadora também vai reduzir a produção doméstica, especialmente de minicarros vendidos apenas no Japão. A empresa vai parar o desenvolvimento do Pajero Mini e de outros minicarros atualmente fabricados na unidade de Mizushima, em Okayama. A fábrica produzirá novos modelos desenvolvidos em conjunto com a Nissan. A unidade de Nagoya vai reduzir a produção do Colt. As informações são da Dow Jones.



Tags: Mitsubishi Motors, MMC Automotores, Eclipse, Endeavor, Outlander, Colt.

Comentários

  • antonio meira

    Tenho caminhonete outdoor 2011,com 40.000 km, já estou pensando em adquirir o novo lançamento 2015, com estes zum,zum,zum,de fecha fábrica aqui,fecha fábrica ali,? pergunto: como fica a situação no Brasil?os apaixonados por caminhonetes,poderão continuar confiando, ou devemos começar a pensar em outra marca?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência