Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 20/12/2010 | 07h51

Confiança do industrial é menor do ano

Índice recuou em 16 dos 26 setores pesquisados.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 61,5 pontos em dezembro.

Com uma queda acumulada de 7,2% em relação a janeiro de 2010, quando foi de 68,7 pontos, o ICEI de dezembro é o mais baixo deste ano. Mesmo assim, está acima da média histórica que é de 59,6 pontos, informa a pesquisa divulgada na sexta-feira, 17 de dezembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os valores do ICEI variam de zero a cem. Acima de 50 indicam que os empresários estão confiantes.

O ICEI recuou em 16 dos 26 setores pesquisados. As maiores quedas em relação a novembro foram registradas no segmento de outros equipamentos de transportes, vestuário e acessórios, calçados e papel e celulose. No segmento de outros equipamentos de transporte, o índice caiu de 70,7 pontos em novembro para 62,4 pontos em dezembro.

Conforme a pesquisa, o ICEI aumentou mais de dois pontos nas indústrias de metalurgia básica, equipamentos hospitalares e de precisão e de máquinas e materiais elétricos. Na metalurgia básica, o índice subiu de 53,4 pontos em novembro para 57,8 pontos em dezembro.

A pesquisa, feita com 2.025 empresas entre 29 de novembro e 15 de dezembro, revela ainda que os industriais estão menos confiantes com desempenho da economia e da empresa no futuro. O índice de expectativas para os próximos seis meses caiu 7,4 pontos em dezembro na comparação com janeiro deste ano e ficou em 64,4 pontos.

O índice de expectativa sobre o desempenho da economia nos próximos seis meses caiu de 61,3 pontos em novembro para 60,7 pontos em dezembro. O índice de expectativa sobre o desempenho da empresa nos próximos seis meses recuou de 66,9 pontos para 66,4 pontos. A pesquisa da CNI ouviu 1.105 empresas de pequeno porte, 638 médias e 282 grandes.



Tags: CNI, Índice de Confiança do Empresário Industrial, economia, indústria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência