Automotive Business
  
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 08/12/2010 | 16h15

Brasil Ecodiesel e Maeda fecham acordo

Com fusão, empresas podem produzir bioquesorese de óleo vegetal.

Eduardo Magossi, Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Eduardo Magossi, Agência Estado

A Brasil Ecodiesel e a holding Maeda S/A fecharam o acordo que vai permitir a fusão entre as duas empresas. Pelo acertado, a empresa de biodiesel vai adquirir o controle da Maeda por meio de um processo de troca de ações, de acordo com informação do presidente da Brasil Ecodiesel, José Carlos Aguilera.

Neste processo, ainda sujeito a aprovação da assembleia de acionistas que se reunirá de forma extraordinária em 23 de dezembro, a Brasil Ecodiesel vai incorporar as ações na relação de 3,6395 ações da Maeda por uma ação da Brasil Ecodiesel. "No que se refere aos executivos e ao Conselho de Administração da Brasil Ecodiesel, a operação está aprovada", disse.

Como resultado, a nova empresa que surgirá dessa operação terá 67% nas mãos dos antigos acionistas da Brasil Ecodiesel e 33% da Maeda. O investidor Enrique Bañuelos de Castro - que controla a Maeda através do fundo Arion - será o maior acionista da nova companhia, com 24% das ações. O maior acionista individual da Brasil Ecodiesel, Silvio Tini, ficará com cerca de 10% das ações. A nova empresa terá uma receita de mais de R$ 700 milhões em 2011.

Aguilera explica que a operação com a Maeda foi uma estratégia para sair da dependência do mercado de biodiesel, com a diversificação de produtos do segmento da agroindústria. "Escolhemos um sócio estratégico com experiência de sucesso na área agrícola, que possui um braço financeiro que valoriza a governança do mercado de capitais", disse o executivo.

Nesse processo de diversificação, não está descartada a produção de bioquerosene de óleo vegetal. "Hoje, o que está em análise é o pinhão manso", disse o executivo. Nesta semana, a Brasil Ecodiesel anunciou que estuda, junto com a TAM, a produção de bioquerosene para aviação.



Tags: Brasil Ecodiesel, Maeda, bioquerosene, fusão, acordo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência