Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/12/2010 | 17h20

Vendas devem chegar a 3,45 milhões este ano

Anfavea amplia projeção e espera alta de 9,8% sobre 2009.

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

Com mais de 3,13 milhões de unidades comercializadas até novembro, a Anfavea decidiu revisar a projeção de vendas para este ano. A entidade espera que o mercado interno absorva 3,45 milhões de unidades, uma alta de 9,8% na comparação com 2009. A projeção era vender 3,4 milhões de veículos.

Para fechar a conta, será necessário comercializar pouco mais de 310 mil unidades em dezembro, mês de vendas aquecidas com a chegada do 13º salário. Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 6, Cledorvino Belini, presidente da associação, apontou que o mercado brasileiro de veículos ainda tem terreno fértil para se expandir. “Temos, em média, um carro para cada 6,9 habitantes”, conta.

O dirigente afirma que apenas quando o mercado chegar ao nível de um veículo para entre três e quatro habitantes é que as vendas passam a ficar concentradas mais em substituição do que em crescimento. “Isso tudo depende muito da evolução do nosso PIB e da estabilidade econômica”, analisa.

Marcelo Cioffi, da PricewaterhouseCoopers, avalia que, no cenário global, ainda não há perspectivas de saturação do mercado de veículos. “Os emergentes crescem em ritmo acelerado e os mercados maduros tem uma demanda grande por substituição. O desenvolvimento tecnológico também gera novas demandas”, explica.

Projeção 2010

A Anfavea prevê um avanço de 14,4% na produção para este ano, com 3,64 veículos montados. O desempenho dos fabricantes de máquinas agrícolas deve evoluir 35,2%, para 89,5 mil unidades.

A associação espera que as exportações cheguem a 780 mil veículos. O número preocupa Belini já que, além do País exportar volumes cada vez menores, os valores das exportações também estão caindo, com o aumento da participação de veículos desmontados.



Tags: balanço, Anfavea, projeção, venda, produção, veículo, carro, máquina agrícola.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência