Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 25/11/2010 | 15h32

Marelli quer popularizar Free Choice

Fabricante investe para elevar produção.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Magneti Marelli quer popularizar no Brasil o Free Choice, sistema de controle eletrônico de transmissões mecânicas fornecido para 16 fabricantes de automóveis e 75 modelos de veículos em todo o mundo. A proposta da tecnologia, desenvolvida originalmente para a Fórmula 1 e esportivos, é gerenciar, com extrema velocidade e precisão, sem perda de potência, as mudanças de marchas.

O Stilo foi o primeiro a ganhar a novidade por aqui. Atualmente a companhia fornece o produto para a linha Fiat Dualogic (Stilo, Punto, Palio, Palio Adventure, Siena, Strada e Idea) e para a série I-Motion da Volkswagen, nos modelos Pólo, Fox, Gol e Voyage.

Virgilio Cerutti, presidente do Grupo Magneti Marelli no Mercosul, informa que já investiu R$ 28 milhões em desenvolvimento, desde 2003, e produção em Hortolândia, no interior paulista. “O Free Choice ajuda a reduzir emissões e representa uma opção de conforto na região urbana”, enfatiza.

Sem falar em números, Cerutti comenta que em 2009 o sistema vendeu 140% a mais do que em 2008. A expectativa para 2010 é avançar 150% em relação ao ano passado e chegar a uma participação de 90% no mercado local de câmbios automatizados.

A Marelli trabalha para alcançar, em curto prazo, 80% de nacionalização dos componentes do Free Choice e investe na planta, em Hortolândia, com o objetivo de atingir a capacidade de produção de 200 mil câmbios já em 2012 e atender a outras montadoras.



Tags: Magneti Marelli, Free Choice, transmissão, Stilo, Fiat, Virgilio Cerutti.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência