Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 22/11/2010 | 15h55

Jundiaí terá GPS para controle de ônibus

Sistema melhora eficiência dos serviços.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Secretaria de Transportes de Jundiaí, SP, e as empresas concessionárias do transporte coletivo local iniciaram a implantação do Sistema de Controle de Desempenho da Frota. A medida prevê a instalação de equipamentos de GPS em todos os ônibus da cidade. A intenção é fiscalizar e controlar os horários e itinerários e garantir maior eficiência e agilidade na operacionalização do sistema de transporte urbano.

A frota de 285 ônibus deve estar equipada e poderá ser monitorada até a segunda quinzena de dezembro. Outra tarefa é o cadastramento dos 2.500 pontos de ônibus de Jundiaí, itinerários e das 70 linhas em operação.

O equipamento instalado no ônibus calcula a cada segundo as coordenadas de posicionamento do veículo e as envia pela rede de telefonia móvel para a central de monitoramento. As posições dos veículos são comparadas com as informações dos horários, pontos e linhas cadastrados no banco de dados do sistema, criando relatórios, alarmes e demais recursos, disponibilizados em um site de internet, que pode ser acessado por todos os operadores da central e unidades operacionais.

O sistema alerta para a necessidade de mais ônibus em determinada linha, quebra dos veículos ou acidentes. Também será mais fácil detectar os congestionamentos e os horários mais complicados, para aplicação de soluções imediatas. Em uma próxima etapa os passageiros terão informações nos pontos sobre a chegada dos ônibus.



Tags: Transportes, ônibus, GPS, Jundiaí.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência