Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 22/11/2010 | 11h30

Entendimento global de CEOs de pesados

Reunidos em Chicago, eles promovem cooperação.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Reunidos em Chicago em 16 de novembro, os CEOs dos principais fabricantes globais de motores e veículos comerciais pesados pediram maior cooperação para harmonização de padrões e procedimentos no setor, aproximando os regulamentos europeus, japoneses e americanos para melhorar a eficiência no uso de energia e reduzir o consumo de combustível no transporte.

A agenda incluiu debates sobre especificações de diesel, redução de emissões e tópicos relativos a padrões e certificação, unificando exigências de governos e regiões de modo que os fabricantes possam alcançar economias de escala e uniformizar especificações.

Participaram do evento também representantes da European Automobile Manufacturers Association (ACEA), Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA), Engine Manufacturers Association (EMA) e Truck Manufacturers Association (TMA).

A reunião de Chicago demonstra que há um esforço de aproximação entre os principais players do setor, coordenado por meio de entidades setoriais. Durante o IAA, em Hannover, este ano, já havia acontecido um painel semelhante para avaliar as questões centrais que preocupam as montadoras e fornecedores na área de veículos comerciais pesados, como caminhões, ônibus e veículos industriais.

O encontro nos Estados Unidos, oitavo do gênero para avaliar questões globais e recomendar soluções em resposta aos desafios do setor, teve como anfitrião Daniel Ustian, chairman, presidente e CEO da Navistar. Os presentes concordaram em unir forças para desenvolver combustíveis com especificações harmônicas, testes e práticas de certificação comuns e procedimentos para melhorar na eficiência de combustíveis e redução de emissões.

“Ao ingressar na segunda década do milênio, os fabricantes reduziram com sucesso as emissões e preservaram a eficiência no uso dos combustíveis, com a aplicação de tecnologias novas e limpas na área do diesel. Os esforços agora estarão voltados para aperfeiçoar a eficiência no consumo, para melhor atender os clientes e o meio ambiente”, disse o executivo, enfatizando: “Podemos alcançar melhor essa meta se governos e indústrias trabalharem juntos em direção aos mesmos objetivos”.

O documento final assinado pelos CEOs enfatiza a importância da adoção de procedimentos globais de certificação de emissões na área de comerciais pesados; harmonização de especificações e regulamentos na área de combustíveis; melhorias na eficiência no consumo de combustível e redução de emissões causadoras do efeito estufa; e normas para certificação de veículos pesados híbridos.

Os participantes do encontro concordaram que há necessidade de uniformizar programas, sob coordenação internacional, sobre uso e eficiência de combustíveis, com sistema de medidas e avaliações determinado para cada situação.

Yoshio Shirai, presidente da Hino Motors, convidou os participantes a promoverem o próximo encontro no Japão.



Tags: ACEA, JAMA, EMA, TMA, Navistar, caminhões, ônibus, veículos comerciais, emissões, combustíveis.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência