Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Meio Ambiente | 19/11/2010 | 14h54

Empresário pode vender créditos de carbono

Fundo alemão fez acordo com agência paulista.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Empresas clientes da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento que tomarem empréstimos da linha Economia Verde (para projetos que proporcionem redução das emissões de carbono) terão oportunidade de vender créditos de carbono para o fundo alemão KfW e receber assessoria para se adequar às normas internacionais de comércio de créditos de carbono.

Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência, afirma que o alinhamento entre as instituições foi imediato. “Nosso objetivo é o mesmo do KfW, promover o desenvolvimento sustentável. Depois da Política Estadual de Mudanças Climáticas, essa parceria é mais uma prova da vanguarda de nosso estado em relação à preservação do meio ambiente”.

O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, lembra que a meta de redução de 20% das emissões de carbono até 2020, a partir dos níveis emitidos em 2005, é audaciosa. “Por isso que buscamos criar novas ferramentas para cumprir a meta o mais rápido possível”, afirmou.

O KfW Bankengrupe é agente financeiro do governo federal alemão para as operações de cooperação oficial (créditos e contribuições financeiras) entre a Alemanha e os países em desenvolvimento. O Fundo de Carbono do KfW seleciona projetos com base em critérios de risco, retorno e integridade ecológica. Os certificados adquiridos devem cumprir os requisitos para usos no Esquema Europeu de Comércio de Emissões.

A Linha de Economia Verde pode ser usada para a adequação de linhas de produção, substituição de combustíveis como diesel por biodiesel, gasolina por etanol e óleo por gás natural, instalação de biodigestores para o aproveitamento energético de resíduos para a agroindústria, recomposição de matas ciliares e nascentes com espécies nativas, saneamento, tratamento e aproveitamento de resíduos e transformação de biomassa em energia. A taxa de juros é de 0,49% ao mês (+ IPC/Fipe), com prazo de até 5 anos (com um de carência).



Tags: KfW, Agência de Fomento Paulista, crédito de carbono, emissões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência