Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 17/11/2010 | 06h43

Usiminas: acordo com empresas de Eike Batista

Iniciativa envolve Mineração Usiminas, MMX e LLX.

Luana Pavani, Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A Usiminas assinou acordo com duas empresas do grupo do empresário Eike Batista, a MMX e a LLX, envolvendo a unidade Mineração Usiminas. De acordo com fato relevante divulgado nesta terça-feira, 16, a empresa embarcará minério de ferro pelo porto da PortX e, juntamente com a MMX, desenvolverá uma lavra conjunta da Mina Pau de Vinho.

A PortX, subsidiária da LLX, prestará serviço no Porto Sudeste para a Mineração Usiminas, controlada da Usiminas. O contrato de operação portuária prevê embarque de minério de ferro nos volumes de 3 milhões de toneladas anuais em 2012, 4 milhões de toneladas em 2013, 8 milhões de toneladas em 2014, 12 milhões de toneladas em 2015 e outros 12 milhões de toneladas em 2016. O escoamento da Mineração Usiminas para exportação será a partir de 2012.

Já com a MMX, a Mineração Usiminas negocia lavra conjunta da Mina Pau de Vinho, da qual detém direitos minerários e cujos estudos apontam produção de 8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O valor do aporte da MMX não foi divulgado. A nota afirma apenas que a empresa de mineração do grupo de Eike Batista "fará os investimentos de capital necessários para tanto". O volume produzido na mina será apurado trimestralmente, dividido na proporção de 86,5% para a MMX e 13,5% para a Mineração Usiminas.

Na sexta-feira passada a Usiminas informou que a Mineração Usiminas receberá na primeira fase do aumento da capacidade produtiva investimentos de R$ 550 milhões. A empresa foi criada há menos de um ano. A intenção é aumentar em 70% a capacidade de produção de minério até 2012, das atuais 7 milhões de toneladas por ano para 12 milhões de toneladas anuais em 2012.



Tags: Usiminas, Eike Batista, MMX, LLX.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência