Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 15/11/2010 | 20h50

Usiminas cancela usina no Vale do Aço

Unidade teria custo de US$ 6,1 bilhões.

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


O conselho de administração da Usiminas decidiu cancelar o projeto de construção de uma nova usina no município de Santana do Paraíso, no Vale do Aço mineiro. De acordo com comunicado divulgado a decisão "levou em conta a sua baixa atratividade, dadas as condições atuais do mercado".

Ainda conforme a nota, os conselheiros optaram por aprofundar estudos para aumento de competitividade das operações industriais em siderurgia, "objetivando posicionar melhor a empresa para capturar as oportunidades no mercado brasileiro de aço, através de dois pontos: otimização das unidades de Ipatinga e Cubatão, buscando reduzir custos, melhorar qualidade e equilibrar a capacidade de produção de aço com a de laminação, atualmente em expansão; e melhoria da eficiência energética com revisão do balanço energético, incluindo um maior aproveitamento de gases gerados no processo produtivo".

No dia 28 de outubro o presidente da Usiminas, Wilson Brumer, havia dito que existia um excedente em torno de 600 mil toneladas de aço no mundo, o que prejudicava investimentos em novos usinas produtivas. "O atual cenário mostra que temos que nos focar em aumento de produtividade e competitividade e redução de custos", afirmou, na ocasião.

A unidade de Santana do Paraíso teria capacidade produtiva de 5 milhões de toneladas de placas por ano e custo estimado de US$ 6,1 bilhões. A construção da usina foi suspensa em meados de 2009, devido à crise financeira internacional.



Tags: Usiminas, Ipatinga, Wilson Brumer, Vale do Aço.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência