Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mobilidade | 08/11/2010 | 20h30

Vazamento em motores do A380 da Qantas

Ruptura de turbina leva a pouso de emergência.

Clarissa Mangueira, Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A companhia aérea australiana Qantas Airways disse que seus engenheiros encontraram vazamentos de óleo nos motores produzidos pela britânica Rolls-Royce para a sua frota de aviões A380. A empresa decidiu manter em terra as aeronaves em meio a uma investigação sobre a ruptura de uma turbina que obrigou um de seus superjumbos de dois andares a fazer um pouso de emergência em Cingapura na semana passada.

"Esses motores não estão funcionando nos parâmetros esperados", afirmou o executivo-chefe da companhia, Alan Joyce, durante entrevista à imprensa em Sydney. "O vazamento de óleo estava além dos níveis de tolerância normais."

Os engenheiros identificaram vazamentos de óleo nos motores de um Qantas A380, atualmente estacionado em Sydney, e em duas outras aeronaves, que estão em Los Angeles, disse o executivo.

A descoberta dos vazamentos colocou mais pressão sobre a Rolls-Royce, em meio às preocupações sobre um problema maior com o projeto de seus motores de alta potência para alguns aviões A380. Joyce disse que a Qantas usa um projeto diferente do motor Trent daqueles utilizados pela Singapore Airlines e pela Lufthansa nos seus A380.

A Rolls-Royce declarou nesta segunda-feira que estava obtendo progresso na investigação sobre a causa da falha no motor Trent 900 do superjumbo da Quantas no dia 4 de novembro e que ela não estava relacionada com os problemas observados no desenvolvimento de um motor para a nova geração do avião Dreamliner 787 de grande eficiência de combustível da fabricante norte-americana Boeing.

"Não está claro se esse incidente é específico do motor Trent 900", afirmou a Rolls-Royce num comunicado. No entanto, a companhia não informou qual era o problema. As informações são da Dow Jones.



Tags: Qantas, Airbus, Roll-Royce.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência