Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 26/10/2010 | 08h06

Fluence é a nova aposta da Renault

Requintado, sedã traz bons recursos e tecnologias atuais.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


O Fluence é um dos destaques da Renault do Brasil no Salão Internacional do Automóvel. O sedã médio, requintado, com uma série de tecnologias atuais e fruto de projeto global de engenharia e já presente em dezenas de mercados do mundo, será fabricado na Argentina e chegará ao Brasil.

O nome Fluence sugere o estilo do novo três volumes, com linhas fluidas para transmitir ideia de dinamismo e movimento. Os projetistas quiseram também reforçar atributos de um automóvel robusto com a linha de cintura elevada. Com 4,62 m de comprimento, o carro é maior que Civic, Vectra e Corolla, alguns de seus concorrentes diretos. O entre-eixos também é maior: 2,70 metros, 10 cm a mais que o do Corolla. A traseira do Fluence é realçada pelo porta-malas de 530 litros, superior ao de seus concorrentes diretos. O Civic oferece 340 litros.

O novo Renault traz motor 2.0 16V, de quatro cilindros em linha, com bloco e cabeçote de alumínio, e potência de 143 cv (álcool) ou 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm. O torque máximo é de 20,3 kgfm (com gasolina) a 3.750 rpm. O câmbio é manual de seis marchas ou automático CVT, que também possibilita a troca manual de marchas – uma novidade para esse tipo de caixa.

O novo sedã é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo McPherson, enquanto na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção.

A Renault aposta nas qualidades do produto e oferece garantia total de três anos. A empresa criou também a Revisão Preço Fechado, programa de manutenção com os valores de peças e mão-de-obra praticados em toda a rede de concessionárias da marca no País.

Os instrumentos analógicos com aros cromados e iluminados num tom levemente azulado sugerem sofisticação. O sistema de ar-condicionado digital dual-zone permite que motorista e passageiro regulem a temperatura. Os três passageiros do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado. O teto solar é elétrico.

Como já acontecia no Mégane, o sedã aposentou as chaves. A partida é feita com cartão eletrônico e por meio do botão Start/Stop no painel. Com sistema de código evolutivo de um bilhão de combinações, o cartão reduz o risco de roubos e fraudes. Há também o VSC2 Hands Free, que permite acionar o motor -- basta que o cartão esteja no interior do veículo. O mesmo sistema é responsável pelo travamento e destravamento automático das portas, comandado por sensores de identificam o afastamento ou aproximação do cartão.

A tecnologia Bluetooth permite conectar um telefone celular ao sistema de áudio do veículo, que oferece CD Player com MP3 e entrada USB para iPod. O carro pode ser equipado com sistema de navegação GPT Tom Tom, integrado ao painel de instrumento e com tela de cinco polegadas.

O Fluence conta com sistema de arquitetura multiplexada que gerencia o controle dos freios ABS e a assistência de frenagem de urgência, a distribuição eletrônica de frenagem, o acionamento dos vidros e o volante com assistência elétrica, ajustando a resposta da direção conforme a velocidade do veículo. O veículo é equipado com sistema de controle de estabilidade e controle de tração. Há oito airbags (dois frontais, dois laterais e dois duplos do tipo cortina) e os faróis são de Xenon.



Tags: Renault, Fluence, Megane, Civic, Vectra, Corolla.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência