Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 25/10/2010 | 17h40

FCC III, um carro feito pelo cliente

Projeto é resultado da interação por meio de um portal.

Paulo Braga, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A Fiat mostra nesta edição do Salão do Automóvel a evolução de seu projeto criado a partir da interatividade pelo portal www.fiatmio.cc. O carro conceito foi construído com a opinião dos internautas, desde o tema e a concepção do design até a escolha dos materiais, inovações e diversos recursos para o veículo, inspirados na discussão sobre o carro do futuro.

De agosto de 2009 a outubro de 2010 mais de dois milhões de pessoas, de 160 países, visitaram o portal, onde 17 mil se cadastraram e mais de 10 mil ideias foram postadas, ajudando a construir o projeto liderado pelos designers e engenheiros da Fiat. A experiência serviu de base também para a construção do Novo Uno.

O Fiat Concept Car III (FCC III), batizado de Fiat Mio, é o terceiro carro conceito desenvolvido totalmente no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, de Betim, e único em todo o mundo criado a partir de sugestões de internautas de diversos cantos do planeta. Para a montadora, este é o verdadeiro carro mundial, que responde diretamente aos desejos do consumidor.

Desenvolvido em uma plataforma aberta, que utiliza licenças Creative Commons, o projeto é mais flexível quanto aos direitos autorais e representa um estudo livre das necessidades e ideias de todos os participantes do projeto, que já mostrou o resultado das fases anteriores nas edições de 2006 e 2008 do Salão do Automóvel de São Paulo.

Segundo a Fiat, foi a primeira vez que um fabricante global deixou seu processo de desenvolvimento tão transparente. O processo colaborativo instaurado virtualmente pediu a interatividade entre vários setores da companhia e provocou uma revolução nos sistemas internos da fabricante, já que muitos setores, rotineiramente, não trabalham com tanta proximidade ao consumidor final. Pesquisa e inteligência, Centro de Estilo, engenharia, marketing, comunicação, treinamento, recursos humanos e produto foram alguns deles, vivenciando a experiência totalmente nova de criar coletivamente um automóvel.

Após a compilação dos dados obtidos virtualmente, começou a ser definido o que os consumidores imaginaram como o carro ideal -- um veículo urbano, compacto e econômico, usando energia limpa e materiais ecológicos. Seria indispensável ter integração com celular, media player, GPS e outros gadgets via um sistema operacional próprio. Para complementar, tela de controle touch screen, head-up display (HUD) e autodiagnóstico.

A diversidade de ideias e sugestões obrigou a Fiat a trabalhar em duas frentes diferentes no desenvolvimento do design do FCC III. Elas foram denominadas Precision e Sense, exatamente para poderem dar um direcionamento e retratar a dualidade das sugestões.

A Precision foi orientada para linhas mais exatas, realçando o caráter futurista do automóvel. Essa corrente tinha configuração e design mais próximos do entendimento do consumidor. Em contrapartida, a linha de pensamento Sense observou linhas mais orgânicas, baseadas na natureza, com design mais livre e ousado. Analisadas ambas as proposições, a direção sinalizada pelos internautas levou à escolha da linha Precision, que predomina no carro conceito presente no Salão, com um design clean, funcional, com destaque para a grande área.

As rodas cobertas por calotas evidenciam a busca pela melhoria aerodinâmica. O interior, inspirado em um lounge, tem ambiente inovador, com interfaces e gadgets ergonomicamente dispostos e acessíveis. Os bancos foram inspirados em sofás e o volante ganhou novo formato e novas funções, passando a ser uma central de comandos. O espaço foi programado para até dois usuários e projetado para um mundo onde o motorista pode ser simplesmente um passageiro e ter o veículo controlado por vias inteligentes.

A Fiat garante que o portal www.fiatmio.cc continuará a receber ideias e a mostrar soluções para o futuro.



Tags: Fiat, Mio, FCC III, design automotivo, Uno.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência