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Caminhões e Ônibus | 22/10/2010 | 17h37

Vertis vem preparado para Euro 5

Calibragem é para o padrão Euro 3.

Marcelo de Paula, Automotive Business

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Marcelo de Paula, AB

O Vertis, caminhão de porte médio lançado pela Iveco nesta sexta-feira, 22, em Salvador, Bahia, tem a arquitetura de seu motor preparada para operar segundo as exigências do padrão de emissões Euro 5, previsto para vigorar no Brasil a partir de 2012. Sua calibragem, no entanto, é para o padrão Euro 3, que está em uso no país neste momento.

A vantagem é que em 2012, bastará a montadora incluir alguns componentes que o veículo estará operando dentro dos novos requisitos legais, sem ter de mexer na estrutura básica. Os demais modelos, no entanto, desenvolvidos anteriormente, terão de passar por uma reformulação maior, segundo explicação do vice-presidente comercial e de relações institucionais, Antonio Dadalti.

Como o desenvolvimento foi todo no Brasil, privilegiou-se sistemistas já consagrados no País, o que garante, na visão dos executivos da montadora, alta confiabilidade no novo produto. Entre os fornecedores estão marcas conhecidas como Arvin Meritor, que desenvolveu o eixo traseiro, Sifco (eixo dianteiro) e Dana (cardans). O sistema de freios está dividido entre a Knorr-Bremse e a Master/Suspensys. Componentes da suspensão são da Suspensys/Thyssen.

Os caminhões Vertis são equipados com a transmissão ZF 5S-580TO, de cinco velocidades sincronizadas. Com o fornecimento a ZF dá continuidade à parceria iniciada em 1997, quando a Iveco voltou a produzir no País. Além da caixa de câmbio a empresa fornece componentes de chassis, amortecedores desenvolvidos pela ZF Sachs e barras de direção e de ligação produzidas pela ZF Lemförder.

De design compacto e peso de 130 quilos, a ZF 5S-580TO possui cinco marchas sincronizadas e marcha à ré, e foi desenvolvida para veículos equipados com motor de até 630 Nm de torque (64 kgf.m). As transmissões para os dois novos caminhões Iveco possuem características idênticas, mas se diferenciam nas relações de marchas: o leve utiliza 5,72-0,76 e o médio 5,72-0,72.

O motor Iveco-FPT NEF 4, produzido em Sete Lagoas, MG, foi concebido para reduzir custos, tanto de manutenção quanto operacional. Sendo assim, a revisão inicial de 10 mil km, que incluía troca de óleo e filtro do motor, só acontece depois de 20 mil km.

Segundo a montadora, testes de campo, tanto nas condições urbanas quanto rodoviárias, indicaram economia de combustível entre 2% e 10% no modelo 9 toneladas e entre 3% e 9% no modelo 13 toneladas, quando comparados aos concorrentes do mesmo porte.

O caminhão

O Iveco Vertis chega nas versões de 9 e 13 toneladas, denominadas 90V16 e 130V18. Os primeiros números indicam a capacidade de carga, o V o nome do produto e os últimos números a potência do motor. Dessa forma, o Iveco Vertis 90V16 tem PBT de 9.300 kg e entrega potência de 154 cv. Nessa versão, ele conta com três opções de entre-eixos (3.308 mm, 3.800 mm e 4.350 mm) e é disponível com cabine simples.

Já o Iveco Vertis 130V18, com PBT de 13.300 kg, desenvolve 173 cv e também vem com três opções de entre-eixos (4.350 mm, 4.750 mm e 5.100 mm). A versão 130V18 tem dois tipos de cabine: simples e estendida.

O Vertis representa a primeira família de caminhões que nasce sob o cuidado direto do Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, em Sete Lagoas (MG). Sua idealização e desenvolvimento envolveu um time de 150 engenheiros e técnicos brasileiros e argentinos que trabalharam por dois anos em parceria com a matriz, na Itália, e a unidade industrial da Iveco na China.



Tags: Vertis, Euro 5, Euro 3, Iveco, Arvin Meritor, Dana, Sifco, Knorr-Bremse, Master/Suspensys, Suspensys/Thyssen, NEF 4.

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