Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 22/10/2010 | 21h24

Governo estima alta de 5,9% do PIB nos próximos 5 anos

Informação está no relatório 'Economia Brasileira em Perspectiva'.

Daniel Lima, Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Daniel Lima, Agência Brasil

O crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar em 5,9% nos próximos cinco anos, de acordo com o relatório bimestral Economia Brasileira em Perspectiva, divulgado nesta terça-feira, 21, pelo Ministério da Fazenda.

O percentual é maior do que o do relatório anterior, que foi de 5,7%. Segundo técnicos do Ministério da Fazenda, o crescimento de 8,8% da economia no segundo trimestre superou as expectativas, e a estimativa para a demanda interna é de um crescimento 10,3%, considerada a maior dos últimos anos, sem resultar em aumento de preços.

O relatório também mostra que o investimento voltou a acelerar a partir de 2010, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobras e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sendo os responsáveis pela retomada dos investimentos. Ao final de 2010, a expectativa é que esses investimentos fiquem em 19,1% do PIB, destacando-se as obras para a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as do PAC-2.

Os técnicos mostraram-se também otimistas quanto às perspectivas para a indústria, já que das 1.195 empresas pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) 49,3% preveem aumento da produção em setembro e novembro. Para o quarto bimestre, a expectativa é que a produção industrial volte a apresentar desempenho positivo.

Quanto ao mercado de consumo de massa, o ministério estima que o percentual da classe C cresça para 21,5%, com a redução da pobreza. O total de novos empregos, na avaliação dos técnicos da Fazenda, deve situar-se em 15 milhões no período entre 2003 a 2010.



Tags: PIB, economia, Economia Brasileira em Perspectiva, Ministério da Fazenda, BNDES, investimento, Petrobras, PAC, FGV, Copa, Olimpíadas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência