Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 21/10/2010 | 10h55

Meritor desenvolve eixo especial para o Vertis

Desenvolvido para Iveco coube a engenheiros brasileiros.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


O novo caminhão Vertis que a Iveco está lançando no Brasil utiliza eixos trativos MS-13-113, um projeto inovador e patenteado no Brasil e nos Estados Unidos com a marca Meritor. O produto, desenvolvido no País pela equipe de engenharia da unidade de Osasco, próximo a São Paulo, onde a ArvinMeritor possui fábrica, foi customizado para o veículo depois de ser escolhido em testes comparativos com similares asiáticos.

“O eixo provou ser a melhor solução técnica e econômica, o que traz bastante satisfação aos nossos engenheiros pelo aspecto de competitividade” – afirma Arnaldo Camarão, gerente geral de engenharia da ArvinMeritor para a América do Sul. Ele explica que o MS-13-113 traz características exclusivas na categoria para atender caminhões de até 9 toneladas, como a carcaça tipo banjo estampada, a robustez do par coroa e pinhão e possibilidade de regulagem de pré-carga por meio de um sistema de rosca.

Ele destaca, ainda, a possibilidade de fazer a manutenção sem necessidade de retirar o eixo, já que o diferencial pode ser destacado do conjunto. “A manutenção é fácil e rápida, diferente do que ocorre com eixos que adotam outros conceitos na classe” – enfatiza.

A versão do MS 13-113 utilizado pela Iveco foi validada após testes de desenvolvimento no Brasil e países vizinhos. O produto é utilizado por outras marcas na região, na Ásia e Estados Unidos, onde foi adotado também no projeto da limusine utilizada pelo presidente Barack Obama.

A marca Meritor responde ainda pelo fornecimento do eixo de dupla velocidade MS-19-235 utilizado no Iveco Vertis de 13 toneladas que a Iveco está apresentando na categoria dos caminhões médios. Ao lado da versão leve de 9 toneladas, o veículo é adequado para diversas aplicações urbanas.

O Vertis é considerado o primeiro veículo totalmente desenvolvido no Brasil pela Iveco. Ele teve a apresentação mundial realizada na última edição da Fenatran, em São Paulo, e terá conteúdo local de 85%. Os motores de quatro cilindros, produzidos pela FPT Powertrain Technologies, oferecem potência de 154 cv e 173 cv. A caixa de transmissão é da ZF, com cinco marchas.



Tags: Iveco, Vertis, Meritor, eixo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência